Nosso corpo não elimina gordura de maneira localizada; não existe uma dieta específica para isso. A diminuição da gordura corporal ocorre de forma generalizada em todo o corpo. A gordura na região abdominal pode levar mais tempo para diminuir, sendo necessário manter um déficit calórico moderado (de cerca de 300 a 500 calorias), continuar com exercícios de musculação e cardio, e ter paciência.
Uma questão comum é a preocupação com a "barriga inchada", onde é importante avaliar o funcionamento intestinal, se há presença de gases, desconforto, intolerância alimentar ou se há alguma relação com determinados alimentos.
Além disso, é importante destacar as diretrizes fundamentais para emagrecer: incluir frutas, vegetais e legumes na dieta diária, beber água em quantidade adequada, incentivar a prática regular de exercícios físicos e estar atento a comportamentos que possam atrapalhar o processo de perda de peso.
É fundamental ter consciência de que o emagrecimento é um processo de longo prazo e requer uma mudança de hábitos para resultados duradouros. Assim como ganhar peso leva tempo, é natural que também leve algum tempo para perdê-lo.
Realize avaliações periódicas e acompanhe se há uma perda contínua de gordura. Com perseverança, é apenas uma questão de tempo até alcançar um resultado satisfatório na redução da gordura abdominal.
Referência:1.Ramage S, Farmer A, Eccles KA, McCargar L. Healthy strategies for successful weight loss and weight maintenance: a systematic review. Appl Physiol Nutr Metab. 2014 Jan;39(1):1-20. doi: 10.1139/apnm-2013-0026. Epub 2013 Nov 4. PMID: 24383502.
Como referenciar este post?
NERES, Antônio. É possível perder só gordura abdominal? Post 632. Nutrição Atenta. 2024.
Instagram: @neresnutri
Comments