top of page
  • Foto do escritornutricaoatenta

A OMS aconselha a não usar adoçante sem açúcar para o controle de peso

Atualizado: 14 de nov. de 2023


Texto retirado integralmente do site: Observatório de Obesidade.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova diretriz sobre adoçantes sem açúcar, que recomenda a não utilização dos adoçantes sem açúcar para controlar o peso corporal ou para reduzir o risco de doenças não transmissíveis.


A recomendação é baseada nos resultados de uma revisão sistemática das evidências disponíveis que sugerem que o uso de adoçantes sem açúcar não confere nenhum benefício a longo prazo na redução da gordura corporal em adultos ou crianças. Os resultados da revisão também sugerem que pode haver efeitos indesejáveis potenciais do uso prolongado de adoçantes sem açúcar, como um risco aumentado de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e mortalidade em adultos.


A recomendação se aplica a todas as pessoas, exceto indivíduos com diabetes pré-existente, e inclui todos os adoçantes não nutritivos sintéticos e naturais ou modificados que não são classificados como açúcares encontrados em alimentos e bebidas industrializados, ou vendidos sozinhos para serem adicionados a alimentos e bebidas pelos consumidores. Adoçantes sem açúcar comuns incluem acessulfame K, aspartame, ciclamatos, sacarina, sucralose, estévia e derivados de estévia.


A diretriz da OMS sobre adoçantes sem açúcar faz parte de um conjunto de diretrizes existentes e futuras sobre dietas saudáveis que visam estabelecer hábitos alimentares saudáveis ao longo da vida, melhorar a qualidade da dieta e diminuir o risco de doenças crônicas não transmissíveis em todo o mundo.

Para ter acesso a diretriz na íntegra clique aqui.


Referência bibliográfica OBSERVATORIODEOBESIDADE. Disponível em:http://www.observatoriodeobesidade.uerj.br/?p=3747. Acesso em: 13 nov. 2023.


Como referenciar este post?

CINTRA, Patricia. A OMS aconselha a não usar adoçante sem açúcar para o controle de peso. Post 564. Nutrição Atenta. 2023.

Instagram: @cintra.nutricionista e @nutricao_atenta

25 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page