top of page
  • Foto do escritorPATRICIA CINTRA

Aplicativo Desrotulando e a informação clean label

O Desrotulando é o primeiro aplicativo brasileiro desenvolvido por nutricionista, que faz a leitura do rótulo do produto por meio do código de barras. As informações importantes do rótulo são traduzidas em uma nota, que varia de zero a 100, sendo que a nota mais próxima do zero indica o alimento de menor qualidade nutricional, e a nota mais próxima de 100 indica o alimento de alta qualidade nutricional.


O aplicativo pode ser uma ferramenta interessante para auxiliar o consumidor no ato da compra, já que permite comparar alimentos similares em relação à quantidade de aditivos e nutrientes e à sua classificação de acordo com o Guia alimentar para a população brasileira, além de permitir filtros para pessoas com intolerâncias ou restrições alimentares.


A indicação da informação clean label (rótulo limpo) é muito bem vinda pois permite que o consumidor saiba se o produto que está comprando é composto por ingredientes reconhecidos por ele, ou seja, que ele encontraria na dispensa de sua casa. Em contrapartida, um rótulo classificado como não limpo indica que o produto não é constituído de ingredientes que sejam reconhecidos prontamente pelo consumidor, como é o caso dos aditivos alimentares e de substâncias alimentícias incluídas pela indústria.


O App, classifica o rótulo limpo com a cor verde ao lado da informação clean label e o rótulo que não é limpo tem indicativo na cor vermelha na aba clean label. Existem também alimentos classificados com a cor amarela, indicando que são parcialmente limpos.


Referência


DESROTULANDO. Aplicativo de avaliação de rótulos alimentares. Disponível em: https://desrotulando.com/#features-icons. Acesso em: 14 ago. 2021.





Como referenciar este post?


CINTRA, Patricia e BRUNHARO, Marina. Aplicativo Desrotulando e a informação clean label. Post 102. Nutrição Atenta. 2021.


99 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page