top of page

Benefícios do brócolis para a saúde intestinal


Todos nós sabemos que o brócolis é bom para a saúde, mas já se perguntaram o porquê?


Um estudo em animais, publicado na revista Laboratory Investigation descobriu que o brócolis contém certas moléculas que se ligam a um receptor dentro dos camundongos e ajudam a proteger o revestimento do intestino delgado, inibindo assim o desenvolvimento de certas doenças. As descobertas dão suporte à ideia de que o brócolis é um alimento com grande potencial protetor à saúde intestinal.


A parede do intestino delgado permite que água e nutrientes benéficos passem para o corpo, mas impede que partículas de alimentos e bactérias possam causar danos, sendo assim, a parede intestinal tem um importante papel seletivo, escolhendo bem o que entra em nosso organismo. 


Certas células que revestem o intestino, incluindo enterócitos, que absorvem água e nutrientes; células caliciformes, que secretam uma camada protetora de muco na parede intestinal; e as células de Paneth, que secretam lisossomos que contêm enzimas digestivas, ajudam a modular esta atividade e a manter um equilíbrio saudável.


Para conduzir o estudo, os pesquisadores alimentaram um grupo experimental de camundongos com uma dieta contendo 15% de brócolis, equivalente a cerca de 3,5xícaras por dia para humanos, e alimentou um grupo de controle de camundongos com uma dieta típica de laboratório que não continha brócolis. Eles então analisaram os tecidos dos animais para determinar até que ponto o vegetal ativaria uma proteína de fator de transcrição - Aryl Hydrocarbon Receptor (AHR).


A equipe responsável pelo estudo, descobriu que camundongos que não foram alimentados com brócolis não tinham atividade de AHR, o que resultou em alteração da função da barreira intestinal, redução do tempo de trânsito do alimento no intestino delgado, diminuição do número de células caliciformes e muco protetor, diminuição das células de Paneth e produção de lisossomos e diminuição número de células do enterócito.


A saúde intestinal dos camundongos que não foram alimentados com brócolis foi comprometida de várias maneiras segundo os autores, maneiras estas conhecidas por estarem associadas ao desenvolvimento de doenças, pois a barreira intestinal, cuja função é proteger o interior do nosso corpo, estaria comprometida. Sendo assim, a equipe sugere que uma dieta com fontes naturais de ligantes AHR, como o brócolis, podem contribuir para uma melhor saúde intestinal.


Fonte:

Zhou, X., et al. (2023). Aryl Hydrocarbon Receptor Activation Coordinates Mouse Small Intestinal EpithelialCell Programming. LaboratoryInvestigationdoi.org/10.1016/j.labinv.2022.100012.


Como referenciar este post?

MACHIAVELLI, Sabrina. Benefícios do brócolis para a sua saúde intestinal. Post 466. Nutrição Atenta. 2023.

8 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page