Aveia e doença celíaca


Muitos celíacos desenvolvem sintomas ao ingerir aveia, isso pode resultar em respostas imunológicas que causam o aumento da permeabilidade intestinal ou outras consequências negativas para a saúde.


Já estabelecemos que existem muito mais casos de sensibilidade ao glúten não celíaca, em que há vazamento intestinal com ausência de atrofia vilosa do que casos de doença celíaca.


Ainda não ficou esclarecido se as proteínas gliadinas identificadas como causadoras do dano às vilosidades também provocam permeabilidade intestinal em pessoas não celíacas sensíveis ao glúten. Se as mesmas proteínas simplesmente causam uma forma diferente de dano à parede intestinal, a separação entre sensibilidade ao glúten e doença celíaca torna-se cada vez mais indistintas. Se existem proteínas não gliadinas no glúten que causam vazamento intestinal naqueles que são sensíveis ao glúten, elas também devem estar aumentando a permeabilidade intestinal em doentes celíacos.


Como referenciar este post?


BRALY, James.; CUPERTINO, Cristina. Perigo do Glúten Descubra Como Ele Afeta a saúde e previna-se contra seus efeitos. In: Patricia Cintra. Aveia e doença celíaca. Post 2. Nutrição Atenta. 2021.



6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo