top of page
  • Foto do escritorMarina Brunharo

Ciclo das Sementes para saúde feminina


O Ciclo das Sementes é uma poderosa ferramenta para auxílio da saúde feminina, capaz de minimizar sintomas comumente relatados pelas mulheres nas diversas fases do ciclo menstrual.


A recomendação é que se consuma sementes específicas em cada fase do ciclo, sendo que cada uma possui nutrientes importantes para a regulação dos hormônios e equilíbrio da saúde feminina.


Para entendermos como utilizar as sementes, vamos considerar que o ciclo menstrual tenha 2 grandes fases: a fase folicular, que se inicia no primeiro dia do ciclo, com o começo da menstruação e a fase lútea, que se inicia por volta do 15º dia do ciclo, ou logo que é percebida a ovulação.


Para as mulheres que não possuem ciclos, como é o caso na menopausa e pós menopausa, é recomendado guiar-se pelas fases da lua. Neste caso, da lua nova até a lua cheia seria fase folicular, enquanto da lua cheia até a lua nova seria a fase lútea.


De acordo com o Ciclo das Sementes, deve-se consumir 1 colher de semente de linhaça e 1 colher de semente de abóbora na primeira fase do ciclo menstrual enquanto na segunda fase deve-se consumir 1 colher de semente de girassol e 1 colher de semente de gergelim.


Embora sejam escassos os estudos científicos sobre o ciclo das sementes ou até mesmo dos efeitos do consumo de cada uma dessas sementes isoladamente, é possível refletir sobre os benefícios da composição nutricional de cada semente e da sinergia entre seus compostos.


Fonte: Castro (2023).


A semente de linhaça é fonte de ácido alfalinolênico, fibras, fitoesteróis e lignanas, componentes que se provaram eficientes na prevenção de câncer de mama, assim como para manutenção da saúde gastrointestinal, cardiovascular e prevenção de diabetes. Alguns estudos demonstraram que a ação estrogênica das lignanas foi capaz de minimizar sintomas da menopausa e pós menopausa, como os calorões.


Rica em ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados, a semente de gergelim é fonte de lignana, fitoesteróis sesamina e sesamolina, vitaminas do complexo B, polifenóis, fitoesteróis e flavonóides. Estudos com óleo de gergelim mostraram seu potencial anti-inflamatório e antimutagênico assim como comprovaram sua eficiência no controle da pressão arterial, redução nos níveis de insulina de jejum e da hemoglobina glicada, redução do peso e de IMC.


Já a semente de abóbora mostrou-se eficiente contra a queda de cabelo feminina em estudos comparativos com o medicamento Minoxidil (5%) e redução da acne. Por ser fonte polifenóis, de zinco e magnésio, também pode otimizar a produção e detoxificação de estrógenos, combater a fadiga e a diminuição da libido.


A semente de girassol por sua vez é rica em selênio, importante para a saúde da tireoide e regulação hormonal e vitamina E, potente antioxidante. Fonte de compostos fenólicos antioxidantes e anti-inflamatórios, fornece vitamina B5 e cálcio, que contribuem para a manutenção do corpo lúteo.


Referências:


1. Parikh, M.; Maddaford, T.G.; Austria, J.A.; Aliani, M.; Netticadan, T.; Pierce, G.N. Dietary Flaxseed as a Strategy for Improving Human Health. Nutrients 2019, 11, 1171. https://doi.org/10.3390/nu11051171´

2. Calado, A.; Neves P. M.; Santos T. R. P. The Effect of Flaxseed in Breast Cancer: A Literature Review. Frontiers in Nutrition 2018, vol.5. https://doi.org/10.3389/fnut.2018.00004

3. Atefi, M., Entezari, M. H., Vahedi, H., & Hassanzadeh, A. The effects of sesame oil on metabolic biomarkers: a systematic review and meta-analysis of clinical trials. Journal of diabetes and metabolic disorders, 2022, 21(1), 1065–1080. https://doi.org/10.1007/s40200-022-00997-2

4. Ibrahim, I. M., Hasan, M. S., Elsabaa, K. I., & Elsaie, M. L. Pumpkin seed oil vs. minoxidil 5% topical foam for the treatment of female pattern hair loss: A randomized comparative trial. Journal of cosmetic dermatology, 2021, 20(9), 2867–2873. https://doi.org/10.1111/jocd.13976

5. RICARDI, Priscila. Guia Básico: Ciclo das Sementes. PMR Digital. Acessado em 03/07/2023. Disponível em: file:///C:/Users/mbrun/OneDrive/Documentos/NUTRI%C3%87%C3%83O/e-books/Ebook%20Ciclo%20das%20Sementes%20-%20B%C3%81SICO.pdf

6. CASTRO, Rita. Ciclos da mulher: saúde feminina. Módulo 2 aula 2. Acessado em 03/07/2023.


Como referenciar esse post:


BRUNHARO, Marina. Ciclo das Sementes para saúde feminina. Post 486. Nutrição Atenta. 2023.

Instagram: @nutrimarinabrunharo

826 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page