top of page
  • Foto do escritorPATRICIA CINTRA

Coenzima Q10 e seus efeitos antioxidantes em atletas de alto nível

A coenzima Q10 é uma substância presente em todas as células do nosso organismo, participando dos processos de produção de energia. Ela também é conhecida por ubiquinona, que é uma substância com propriedades antioxidantes e fundamentais para a produção de energia nas mitocôndrias das células, sendo essencial para o funcionamento do organismo. Além de ser produzida no organismo, a coenzima Q10 também pode ser obtida a partir da ingestão de alimentos, como rebentos de soja, amêndoas, amendoins, nozes, legumes verdes, como espinafres ou brócolis, aves, carne e peixes gordos, por exemplo. É muito importante manter níveis saudáveis desta enzima, devido às funções que desempenha no organismo, e aos benefícios que apresenta.


A coenzima Q10 é fundamental para a prática de exercício eficiente. Além disso, reduz o estresse oxidativo, que afeta a função muscular, melhorando o desempenho e reduzindo a fadiga. A coenzima Q10 previne a formação de placas ateroscleróticas nas artérias, responsáveis pelo desenvolvimento de doenças cardiovasculares e contribui para melhorar a função cardíaca. Assim, a suplementação com coenzima Q10, ajuda a repor os níveis saudáveis desta molécula, fornecendo energia às células do cérebro e evitando danos oxidativos, prevenindo assim a ocorrência de doenças como Alzheimer e Parkinson.



Conclusão:

De acordo com os dados obtidos neste estudo pode se concluir que a CoQ10 é capaz de impedir os danos oxidativos provocados pela L-tiroxina no músculo sóleo. Dessa forma, pode-se sugerir o uso da CoQ10 para a suplementação de atletas sujeitos a danos oxidativos provocados pelo exercício.


Referências:


SILVA, Fabiana Barreiro de Freitas; MEDEIROS, Hyllana Catarine Dias de; GUELFI, Marieli; SANTANA, Andréia Tieme de; MINGATTO, Fábio Erminio. Efeito da coenzima Q10 nos danos oxidativos induzidos pela L-tiroxina no músculo sóleo de ratos. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, [S.L.], v. 21, n. 2, p. 84-88, abr. 2015. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1517-86922015210202158.



Como referenciar este post?


TEODORO, Lucas Arcanjo. Coenzima Q10 e seus efeitos antioxidantes em atletas de alto nível. Post 148. Nutrição Atenta. 2021.

21 visualizações
bottom of page