Comer noturno: Comer a noite engorda? Para a saúde é melhor jantar ou lanchar?



Ainda no tema da obesidade que viemos falando no blog, falaremos deste tema muito importante e também muito estudado que é o “comer noturno”.


Em algum momento da sua vida, você já deve ter escutado este ditado: “Devemos tomar café como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um plebeu”. Nossos avós sempre nos falavam, mas o que a ciência fala a esse respeito?


Como vimos no post anterior, o ganho de peso está relacionado ao superávit energético (alto consumo energético e baixo gasto) ao longo de um dia e não somente à ingestão calórica no período noturno. Porém, no caso dos trabalhadores noturnos, qual o motivo para ter o maior consumo energético no período diurno (quando eles estão em descanso), ao invés do período de maior atividade?. Não faz sentido. Por isso sempre falo que a individualidade deve ser respeitada.


Com a modernidade e facilidade da alimentação delivery e fast-foods, além da praticidade, é muito comum encontrar pessoas que fazem a substituição do jantar por lanches à noite, reduzindo o consumo diário de alimentos, como arroz, feijão, legumes, verduras, entre outros que são fontes de vitaminas, minerais e fibras. Em alguns casos, os alimentos consumidos nos lanches apresentam densidade energética e teor de sódio, açúcar e gordura superior ao de uma refeição tradicional equilibrada.


Estudos trazem que substituir refeições como o almoço e jantar por lanches é mais frequente em indivíduos obesos. Para garantir uma alimentação saudável, recomenda-se que o jantar seja uma refeição colorida, completa, leve e composta basicamente por alimentos in natura ou minimamente processados. Para uma refeição ser completa, é necessário incluir alimentos fontes de vitaminas e minerais, como os legumes e as hortaliças; Não necessariamente precisa ser com “comida”, mas a comida de verdade faz a diferença para uma alimentação adequada e prevenção de ganho de peso. O hábito de jantar também permite melhor aproveitamento dos alimentos que sobraram do almoço, evitando desperdícios.


A tabela a seguir faz a comparação nutricional de opções de jantar.



REFERÊNCIA


Brasil. Ministério da Saúde. Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição: material de apoio para profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Universidade Federal de Minas Gerais. – Brasília : Ministério da Saúde, 2016. 164 p.



Como referenciar esse post? NERES, Antonio. Comer noturno: Comer a noite engorda? Para a saúde é melhor jantar ou lanchar?. Post 247. Nutrição Atenta 2022. Instagram: @neresnutri

11 visualizações

Posts recentes

Ver tudo