top of page
  • Foto do escritorSabrina Kaely

Consumo de suco de fruta 100% e fruta in natura não está associados ao desenvolvimento de diabetes

Atualizado: 14 de mar. de 2023


Cada país tem uma recomendação dietética sobre o consumo de suco de fruta 100%, este pode ser aquele que esprememos a fruta direto no copo, ou aquele que compramos engarrafados minimamente processados.


O nosso Guia Alimentar Brasileiro classificou os alimentos conforme o seu grau de processamento e o suco de frutas pasteurizado e sem adição de açúcares é classificado como minimamente processado, ou seja, pode sim fazer parte de uma rotina alimentar saudável.


É um erro gravíssimo comparar o suco de fruta natural (100% suco) com outras bebidas adocicadas ultraprocessadas. Apenas para exemplificar, na lista de ingredientes de um suco artificial (ultraprocessado) é possível encontrar mais de dez ingredientes, dentre eles conservantes, corantes e adoçantes artificiais, em um suco pasteurizado encontramos apenas o ingrediente principal, a fruta.


Um dos maiores questionamentos em relação ao consumo de frutas e sucos naturais (100% fruta) é sobre o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2. A premissa seria que tendo a fruta seu açúcar natural, isso poderia promover o aumento da glicemia, e no caso do suco da fruta, ao colocarmos muitas frutas espremidas dentro de um copo, maior seria o consumo destes açúcares.

O consumo foi avaliado por um questionário de frequência alimentar e a população foi dividida em quintis de acordo com a quantidade de fruta e de suco consumido. Os autores puderam verificar que, em comparação com o não consumo, o consumo de suco 100% fruta não esteve associado com maior risco de desenvolvimento de DM2. O mesmo foi encontrado em relação ao consumo da fruta in natura, tanto para o grupo de menor, quanto para o grupo de maior consumo.


Referência:


SCHEFFERS, FLOOR R et al. “Pure Fruit Juice and Fruit Consumption Are Not Associated with Incidence of Type 2 Diabetes after Adjustment for Overall Dietary Quality in the European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition-Netherlands (EPIC-NL) Study. The Journal of nutrition vol. 150,6 (2020): 1470-1477. doi:10.1093/jn/nxz340


Como referenciar este post?


MACHIAVELLI, Sabrina. Consumo de suco de fruta 100% e fruta in natura não estão associados ao desenvolvimento de diabetes tipo 2. Post 422. Nutrição Atenta. 2023.

Instagram: @nutricionistasabrinakaely


25 visualizações

留言


bottom of page