Custo: contextualização e definição




O almejado custo reduzido, trará ao empresário: Qualidade garantida, melhor preço, lucratividade, abertura de novos mercados, produto seguro e cliente feliz. Porém, o custo reduzido somente é conseguido a médio e longo prazos e necessita-se uma boa equipe, bom gerenciamento e indicadores de Qualidade e de desempenho.


Entendemos custo como a soma dos gastos incorridos e vinculados diretamente ao produto final. Já as despesas são gastos de caráter geral como administrativos e de venda e não se identificam diretamente à produção.


Os custos proporcionam várias indagações. Não basta apenas a ideia de ter o produto ou serviço acabado, com preço estipulado e aguardar a vinda dos clientes e lucros. O investimento inicial para um empreendimento varia tanto quanto as possibilidades de negócio. O modelo oriental estuda o mercado para então definir o preço. O empreendedor começa pequeno, no entanto, pensa grande. Enquanto isso, o ocidental decide o valor que quer cobrar e tem a mentalidade de começar grande para se manter grande.


É importante destacar que geralmente o empresário ocidental não planeja para abrir o seu negócio, ao contrário do empresário oriental que tem um planejamento muito bem elaborado antes de abrir o seu próprio negócio.



Definição de Custo


Custo é a soma dos valores de produtos e serviços consumidos para obtenção de novos bens e serviços. Os custos são classificados como custos diretos ou indiretos.


Os custos diretos ou variáveis variam de acordo com a quantidade de unidades produzidas, por exemplo, custo de matéria-prima, descartáveis e produtos de limpeza.


Os custos indiretos ou fixos não variam de acordo com o volume da produção, por exemplo, aluguel, gastos com equipamentos e utensílios.


Existem outras definições, classificações e grupos para dividir os custos, porém para efeito didático dentro do contexto deste livro não serão abordados.




Graficamente isso é representado da seguinte forma:




Gráfico 01. Custo variável.





Gráfico 02. Custo fixo.


Referência

CINTRA, Patricia. Qualidade e redução de custos em alimentos. Rio de Janeiro: Rubio, 2016.


Como referenciar este post?

CINTRA, Patricia. Custo: contextualização e definição. Post 254. Nutrição Atenta. 2022.

Instagram: @cintra.nutricionista

3 visualizações

Posts recentes

Ver tudo