DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO HACCP

O conceito HACCP é relevante em todas as etapas da cadeia alimentícia, desde o cultivo colheita, processamento, fabricação, distribuição e comercialização, até a preparação dos alimentos pelo consumidor. Certos pontos nessa cadeia são, entretanto, mais adequados para a aplicação dos princípios HACCP. As instalações de processamento de alimentos se constituem, por exemplo, em local bastante apropriado para essa aplicação. Entretanto, se recomenda a adoção do HACCP da forma mais extensiva possível, em todos os elos da cadeia alimentícia.


Além disso, se reconhece que o treinamento é essencial para a aplicação do HACCP. Os empregados responsáveis pela implementação de um programa HACCP devem ser treinados adequadamente em relação aos seus princípios, aplicação e implementação. O treinamento não tem que estar limitado à pessoas diretamente envolvidas na implementação do HACCP. Os cursos de treinamento devem ser programados para atender às necessidades da indústria, Governo, pessoal acadêmico e dos consumidores. A educação das pessoas que manipulam alimentos em nível domestico, treinando-as no reconhecimento de pontos críticos de controle e na aplicação dos princípios HACCP, sem dúvida melhorarão a inocuidade dos alimentos oferecidos a seus familiares.


Recomenda-se ainda que os materiais educativos preparados para manipuladores de alimentos em nível doméstico, destaquem a importância da aquisição de alimentos em bom estado, a importância da contaminação cruzada e o manejo adequado na cozinha.






Como referenciar este post?


Claudio R. Almeida, D.V.M., M.P.H., Ph.D. Assessor Regional em Inocuidade de Alimentos. Organização Pan Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde. 525, 23 rd St. N.W. Washington, DC 20037 - USA. Post 28. Nutrição Atenta. 2021.



7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo