Diferença entre POP e instrução de trabalho

Atualizado: 22 de jun. de 2021

Os procedimentos operacionais padronizados (POP), são requisitos exigidos como complemento às boas práticas e podem ou não estar anexo ao Manual de Boas Práticas.


A Instrução de Trabalho (IT) é um documento fundamental dentro das boas práticas, pois contém o modo correto de se executar uma determinada atividade. Embora sua definição seja simples, o importante é que quem redigir a instrução de trabalho conheça detalhadamente a tarefa descrita ou tenha ajuda de quem possui esse conhecimento.

—

As diferenças:


  • A começar pela hierarquia dentro da documentação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), as ITs vêm logo abaixo dos Procedimentos. A distinção entre esses documentos se faz pela usualidade (possuem funções diferentes);

  • —POP contém obrigatoriamente as perguntas: (o que, quem, quando, como), e é um padrão gerencial. Escrito de forma objetiva que estabelece instruções sequenciais para a realização de operações rotineiras e específicas na produção, armazenamento e transporte de alimentos. É responsável por padronizar os processos gerenciais, tendo por característica ser um padrão de sistema.

  • —Instrução de trabalho possui um padrão técnico. A Instrução de Trabalho (IT) deve seguir de forma crítica um passo a passo, pois será essa instrução que mais tarde servirá como conteúdo para treinamentos aos colaboradores envolvidos e também para que se tenha um processo claro e objetivo.

  • Seguem alguns exemplos de onde aplicar padrões operacionais as IT:—Armazenagem de matéria-prima a granel; —Validação de novos produtos projetados; —Seleção de candidatos a vagas de empregos; —Abastecimento de matéria-prima; —Além de atividades como vendas internas, atendimento ao cliente etc.

  • Seguem exemplos POP: —Controle de documentos; —Controle de registros; —Controle de produtos não-conforme; —Ação corretiva; —Ação preventiva; —Auditoria interna; —Além de um processo completo de um determinado departamento ou setor.

Como referenciar este post?


CINTRA, Patricia. Diferença entre POP e instrução de trabalho. Post 11. Nutrição Atenta. 2021.




31 visualizações

Posts recentes

Ver tudo