Diminuição de sódio em alimentos industrializados, uma comparação entre EUA e Brasil


É fato que o consumo excessivo de sódio está relacionado ao aparecimento de doenças, principalmente as cardiovasculares.


Nos Estados Unidos da América (EUA) estudos afirmam que a população consome em média diariamente 3.400 miligramas de sódio por dia, sendo que o recomendado é de 2.300 miligramas para pessoas com 14 anos ou mais. Por isso, para reduzir gradualmente o sódio em todo o suprimento de alimentos, a FDA (Food and Drug Administration) está adotando uma abordagem interativa que inclui o estabelecimento de metas voluntárias de sódio para a indústria, por isso, ela emitiu a orientação final com metas voluntárias para reduzir o sódio em alimentos processados, embalados e preparados comercialmente nos próximos 2,5 anos (FDS, 2021).


Nos EUA a redução de sódio não só será cobrada das grandes indústrias, mas de restaurantes também, visto que são comercializados alimentos processados, mas a FDA estabelece metas comuns para definir e medir o progresso e fornece às empresas flexibilidade e tempo para atingir essas metas (FDA, 2021).


No Brasil, foram aprovadas em outubro de 2020 a RDC nº 429 e a IN nº 75 que estabelecem a obrigatoriedade de indicar o alto teor de sódio, açúcar e gorduras na embalagem dos alimentos industrializados. A medida prevê um selo em formato de lupa na parte frontal das embalagens, afim de alertar o publico para que faça as melhores escolhas. Ambas as legislações entram em vigor em outubro deste ano.


Ainda assim, a educação nutricional continua sendo uma ótima aliada para ajudar na orientação de indivíduos sobre alimentação e saúde, sendo através de uma consulta nutricional ou das redes sociais, o nutricionista tem papel importante nessa caminhada.


Referências

FDA. Food and Doug Administration. Redução de sódio. 2021. Disponível em https://www.fda.gov/food/food-additives-petitions/sodium-reduction Acesso em 29 de janeiro de 2022.


Como referenciar esse post:


CHESSINI, Letícia Mayra Carvalho. Diminuição de sódio em alimentos industrializados, uma comparação entre EUA e Brasil. Post 228. Nutrição Atenta. 2022.

Instagram: @leticiachessini


2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo