top of page
  • Foto do escritornutricaoatenta

Exemplos de metodologias de sucesso

Atualizado: 1 de nov. de 2023


Exemplo 1

O trabalho realizado não envolveu o uso de materiais biológicos nem dados obtidos diretamente de avaliações clinico-laboratoriais, logo, não foi necessária a aprovação pelo Comitê de Ética. O estudo é caracterizado como uma revisão bibliográfica, constituída por artigos científicos, revisões de literatura e livros, através dos bancos de dados como: Scielo, PEBMED, Google Scholar, Revista Conjecturas, e livros do acervo digital da Unigran Capital. Foram pesquisados artigos contendo os seguintes descritores: “COVID-19”; “alterações cardiovasculares”; “arritmia cardíaca”; “biomarcadores cardíacos”; “sequelas cardiorrespiratórias"; “tempestade de citocinas e alterações cardiovasculares”. Os critérios de inclusão foram: artigos publicados entre 2018 e 2022, em língua portuguesa, inglesa e espanhola, com estudos clínicos, revisões bibliográficas, monografias, obedecendo aos descritores e à temática “alterações cardíacas e COVID-19”. Foram excluídos artigos sem disponibilidade de texto completo em suportes eletrônicos, resumos e estudos inconclusivos.


 

Exemplo 2

Esta é uma pesquisa epidemiológica quantitativa observacional. Segundo Leite, Bin e Schmitz (2015) "Pesquisa quantitativa mede numericamente as variáveis. Este tipo de pesquisa utiliza instrumentos estruturados, que permitem mensurar e testar as hipóteses, além de gerar índices que podem ser utilizados para comparações" e "As pesquisas observacionais são realizadas com objetivo de levantar fatores de risco para as doenças, identificar efeitos colaterais de medicamentos e para avaliar as políticas públicas de saúde. Nesta pesquisa, os participantes não são sorteados para os respectivos grupos, porque já pertencem a eles". Tratase de um estudo de caráter epidemiológico, cuja fonte é o banco de dados do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN). A coleta de dados foi realizada entre os meses de Agosto de 2022 e julho de 2023. Os anos bases para pesquisa no referido site foram: 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021 por meio da comparação da notificação dos casos nesses oito anos, verificando se a prevalência da doença aumentou ou diminuiu no transcorrer desses três anos. A fundamentação teórica foi construída aplicando os seguintes descritores: “Dengue” e “Notificações de Dengue” consultando base de dados como o “SCIELO”, “GOOGLE ACADÊMICO”, “PUBMED” e “SINAN”, os dados epidemiológicos foram todos consultados. Os critérios de inclusão adotados para esta pesquisa foram : via de transmissão, os tipos de sintomas, qual o vetor transmissor, como está sendo combatida no Estado de Mato Grosso do Sul antes e durante a pandemia, como a tecnologia pode ajudar nesses casos, publicados no período de 2014 à 2021. Dessa forma os critérios de exclusão são todos aspectos que não respondem aos critérios de inclusão citados anteriormente.


 

Exemplo 3




Trata-se de um estudo exploratório de caráter qualitativo. Os artigos científicos foram obtidos em bases de dados da internet como BVS, Scielo, Medline, Lilacs, cujas publicações foram realizadas nos últimos 10 anos, em português e inglês. Utilizou-se como critérios de exclusão artigos duplicados e os que não estavam voltados à temática. A pesquisa foi realizada nos meses fevereiro a novembro de 2022. Devido ao número reduzido de publicações, foram utilizados cinco artigos que abordavam a alimentação cardioprotetora e mais 18 artigos que podem ser correlacionados com alimentação, trazendo dados estatísticos ou abordando informações relevantes que justifiquem a utilização da dieta cardioprotetora como coadjuvante não só para tratamento de doenças cardiovasculares, mas bem como prevenção de fatores desencadeantes de doenças crônicas não transmissíveis.



Referências bibliográficas:


LUZ, Edith Garcia; CINTRA, Patricia. HOLSBACH, Anderson Nogueira. Dieta cardioprotetora: uma possibilidade de tratamento dietoterápico. Campo Grande: Centro Universitário UNIGRAN Capital, 2022.16 f.


SANTOS, Talita Correa; PALOZI, Rhanany Alan Calloi.Covid-19: tempestade de citocinas e as alterações funcionais no sistema cardiovascular. Campo Grande: Centro Universitário UNIGRAN Capital, 2023. 15 f.


CANHETE, Amanda Barros; PIMENTAL, Gabriel Henrique Viana;PALOZI, Rhanany Alan Calloi. Epidemiologia dos casos de dengue no estado do Mato Grosso do Sul de 2014 a 2021. Campo Grande: Centro Universitário UNIGRAN Capital, 2023. 1 f.


Como referenciar este post?

CINTRA, Patricia. Exemplos de metodologias de sucesso. Post 554. Nutrição Atenta. 2023.

Instagram: @cintra.nutricionista e @nutricao_atenta


165 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page