top of page
  • Foto do escritornutricaoatenta

Feijão irradiado germina?



Para que possamos responder essa questão, precisamos entender o que é irradiação e o que é germinação.


A irradiação é um método de conservação de alimentos regulamentado pela ANVISA, que é utilizado para destruição de microrganismo e também para eliminar insetos e retardar processos germinativos em produtos vegetais.


Em síntese a germinação é o crescimento do embrião do vegetal em condições internas e externas favoráveis e esse processo de germinação tem sido proposto para para melhorar a qualidade nutricional dos grãos.


Estudos comprovam que o processo de irradiação não compromete o valor nutricional das vitaminas do feijão, nem o seu processo de germinação, e sim traz melhora na qualidade nutricional do grão, devendo ser estimulado o seu consumo na dieta brasileira.


O retardo no processo de germinação em vegetais pela irradiação é consequência do aumento de vida de prateleira, resultando em maior durabilidade e mais tempo para maturação do produto.



Referências bibliográficas


ARAÚJO, W.M.C., et al. Alquimia dos alimentos. 2ª ed. Brasília: Senac, 2008. 557p.


MARTINEZ, Patricia Cristina Corazza. Efeito da radiação gama e do processo de germinação sobre as características nutricionais do feijão. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo. São Paulo. 2011. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11141/tde-22112011-134339/pt-br.php. Acesso em: 4 setembro 2023.


OETTERER, M.; REGITANO-d`ARCE, M.A.B..; SPOTO, M.H.F. Fundamentos de Ciência e Tecnologia de Alimentos. 1ª edição. Barueri, São Paulo: Manole, 2006. 664p.


ORNELLAS, C.B. Dias.; GONÇALVES, M.P.J.; SILVA, P.R.; MARTINS, R.T. Atitude do consumidor frente à irradiação de alimentos.Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas,v.26, n.1, p.211-213, jan.-mar. 2006.


PLATT-CAMPBELL, G. Ciência e tecnologia de alimentos. Barueri, São Paulo: Manole, 2015. 536p.


Como referenciar este post?

CINTRA, Patricia. Feijão irradiado germina?. Post 514. Nutrição Atenta. 2023.

Instagram: @cintra.nutricionista e @nutricao_atenta

42 visualizações

Comments


bottom of page