top of page

Fisiologia na veia: fígado

Atualizado: 21 de mai.



O fígado desempenha inúmeras funções importantes diariamente no nosso organismo. São elas:


  • produção de bile;

  • síntese do colesterol;

  • conversão de amônia em uréia;

  • síntese de protrombina e fibrinogênio (proteínas de coagulação do sangue);

  • destruição das hemácias;

  • síntese, armazenamento e degradação do glicogênio;

  • emulsificação de gorduras no processo digestivo;

  • lipogênese, a produção de triglicérides (gorduras).

  • Desintoxicação.


Função sobre a glicose

A glicose extraída do bolo alimentar é armazenada no fígado sob a forma de glicogênio, que será posto à disposição do organismo conforme seja necessário. Nesse caso, as células hepáticas funcionam como um reservatório de combustível.

Quando o cérebro, o músculo do coração, os músculos esqueléticos ou qualquer outra parte do corpo precisam de energia, a glicose é enviada para a circulação. Se não houvesse esse sistema de estocagem, teríamos de comer o tempo todo para garantir o suprimento de energia. Doenças hepáticas em fase avançada provocam a perda dessa capacidade e prejudicam o fornecimento de glicose.




Função sobre a albumina

A albumina, é uma substância muito importante para o organismo, porque mantém a água dentro da circulação. Quando a produção de albumina diminui, a água escapa das veias, extravasa para os tecidos que estão debaixo da pele e produz inchaço, ou seja, edemas nas pernas, barriga d’água (ascite), etc. Além dessa, a albumina tem outra função curiosa. Serve de meio de transporte, na corrente sanguínea, para outras substâncias, como hormônios, pigmentos e drogas.


Função sobre a desintoxicação

O fígado tem a capacidade de transformar hormônios ou drogas em substâncias não ativas para que o organismo possa excretá-los.



Função sobre o colesterol

No fígado, o colesterol é metabolizado e excretado pela bile.






Função sobre a uréia

O fígado é um órgão privilegiado, nele chega a amônia produzida no intestino e derivada especialmente de proteínas animais para ser transformada em ureia. Se o órgão estiver lesado, a amônia passará direto para a circulação e alcançará o cérebro, provocando, no início, alterações neuropsíquicas (mudanças de comportamento, esquecimento, insônia, sonolência) e, depois, pré-coma ou coma.




Função sobre a vitaminas lipossolúveis