top of page
Foto do escritornutricaoatenta

Lipoproteínas x metabolismo lipídico

Atualizado: 17 de fev.

Conceito

Lipoproteínas são partículas complexas solúveis formadas por: proteínas, lipídeos, colesterol e TAG. Elas são responsáveis pelo transporte de lipídeos neutros (ésteres de colesterol e triglicérides) no sangue.

As proteínas que constituem as lipoproteínas são denominadas apolipoproteínas ou apoproteínas (apo).


Apoproteínas

As apoproteínas exercem diversas funções no metabolismo das lipoproteínas como: montagem da partícula, o meio ligante a receptores de membrana que as captam para o interior da célula (apo B-48, apo B-100 e E) ou co-fatores enzimáticos (apo C-II, C-III e A-I); (SBC, 2001) (Tabela 1).

Tipos e tamanhos das lipoproteínas



Quilomícrons

Consistem em moléculas grandes de lipoproteínas sintetizadas pelas células do intestino, formado em 85-95% de triglicerídeos de origem alimentar (exógeno), pequena quantidade de colesterol livre, fosfolipídeos e 1-2% de proteínas. Uma vez que possui muito mais lipídeos do que proteínas, os quilomícrons são menos densos do que o plasma sanguíneo, flutuando nesse líquido, conferindo um aspecto leitoso ao mesmo, levando a formação de uma camada cremosa quando este é deixado em repouso.



VLDL (very low density lipoprotein)

São lipoproteínas sintetizadas no fígado.

Este tipo de lipoproteína tem como função transportar os triglicerídeos endógenos e o colesterol para os tecidos periféricos, locais onde serão estocados ou utilizados como fontes de energia.


LDL (low density lipoprotein)

O LDL é a lipoproteínas que mais transporta colesterol para locais onde ela exerce uma função fisiológica, como, por exemplo, para a produção de esteroides. Em sua grande maioria, são produzidos a partir de lipoproteínas VLDL.


HDL (high density lipoprotein)

Esta lipoproteína se divide em duas subclasses distintas: HDL 2 e HDL.

Possuem a função de carrear o colesterol até o fígado diretamente, ou transferem ésteres de colesterol para outras lipoproteínas, em especial as VLDL. A HDL 2 é conhecida pelo papel protetor na formação de aterosclerose.




Referências bibliográficas


INFO ESCOLA. Lipoproteínas. Disponível em: https://www.infoescola.com/bioquimica/lipoproteinas/amp/. Acesso em: 20 maio 2023.


MIYAMOTO, Sayuri. Metabolismo de Lipídeos. USP. Disponível em: http://gaznevada.iq.usp.br/wp-content/uploads/2018/09/aula_Sayuri_lipideos.pdf. Acesso em: 17 maio 2023.


REAL, José T.; ASCASO, Juan F. Metabolismo lipídico y clasificación de las hiperlipemias. Clinica e Investigation en Arteriosclerosis. Elservier. 33, p. 3 -9. 2021. Disponível em: http://www.elsevier.es/arterio. Acesso em: 17 maio 2023.


Como referenciar este post?

CINTRA, Patricia. Lipoproteínas e metabolismo lipídico. Post 454. Nutrição Atenta. 2023.

Instagram: @cintra.nutricionista.

46 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Diabetes

bottom of page