Ma Tarte Préférée - Minha Torta Preferida!

Atualizado: 12 de mai.

Eu amo as frutas vermelhas, são tão lindas e além de agregarem um sabor incrível às sobremesas, são muito fotogênicas.



Rende uma torta de 28x18cm e 3cm de altura


Para a massa: 3 xícaras de farinha de trigo Integral; 1 colher de chá de sal; 1 colher de sopa de açúcar; 120g de manteiga sem sal gelada, em cubinhos; 120g de gordura vegetal gelada, em cubinhos; 1 xícara de água gelada com cubos de gelo; 2 colheres de sopa de vinagre branco. Para o recheio: 1kg de cerejas doces frescas; Suco de 2 laranjas; Raspas da casca de 2 laranja; 4 colheres de sopa de suco de limão; 1/2 xícara de açúcar [você pode ir colocando aos poucos e provando, até o doce ficar ao seu gosto]; 3 colheres de sopa de amido de milho; 1 pitada de canela em pó; 1 colher de sopa de licor de amêndoas. Para a montagem: 2 colheres de farinha de trigo misturadas a 2 colheres de açúcar, para polvilhar; 1 gema batida com 1 colher de sopa de água, para pincelar; Açúcar demerara ou cristal, para polvilhar. Cobertura: 3/4 de xícara de açúcar de confeiteiro; 2 colheres de sopa de água; Uma ponta de colher de chá de extrato de baunilha.

Preparo da massa:

· Em uma tigela grande misture a farinha, o sal e o açúcar. Adicione os cubinhos de manteiga e gordura e amasse, usando as pontas dos dedos, até formar uma farofa com textura de areia úmida.

· Junte as colheradas de vinagre na xícara de água com gelo, misture e vá adicionando 2 colheres de sopa dessa mistura à farofa úmida, amassando apenas o suficiente para formar uma bola de massa - geralmente é preciso umas 6 colheres de sopa desse líquido. Descarte o que não usar do líquido.

· Divida a bola de massa em duas partes, uma levemente maior. Forme um disco com cada parte, envolva-os em filme plástico e leve para a geladeira por pelo menos uma hora. Prepare o recheio:

· Lave as cerejas, seque-as e retire cabinhos e caroços. Em uma panela grande coloque as cerejas mais todos os outros ingredientes, menos o licor. Leve ao fogo médio, mexendo sem parar. Assim que começar a ferver apague o fogo, passe o recheio para uma tigela, junte o licor e misture bem. Deixe esfriar completamente antes de usar.


Montando a torta:

· Pré-aqueça o forno a 210 graus. Coloque a grade do forno no apoio mais baixo, e sobre ela uma fôrma de apoio ou uma pedra de forno, se você tiver - a proximidade com o calor e uma base quente farão com que a base da torta asse perfeitamente.

· Retire o disco maior de massa da geladeira, abra-o com o rolo, sobre uma superfície limpa e enfarinhada, até conseguir um retângulo de aproximadamente 32x22cm. Cubra os fundos e as laterais da fôrma com essa massa, cortando os excessos com a tesoura, mas mantendo uma sobra de uns 2 cm além da borda da fôrma.

· Mantenha a fôrma preparada na geladeira enquanto você abre o segundo disco de massa sobre a superfície enfarinhada, até conseguir um retângulo de uns 30x20cm de espessura de 0,5cm. Corte 8 fatias da massa, de mais ou menos 4cm de largura cada uma. Reserve a fôrma com a massa e as tiras na geladeira por 10 minutos.

· Retire a fôrma preparada da geladeira e polvilhe uma camada fina da mistura de farinha e açúcar. Por cima distribua o recheio, completamente frio.

· Pincele as bordas da massa com água e sobre a torta trance as tiras de massa que você preparou.

· Aperte as pontas das tiras trançadas sobre as bordas da massa, para colar, corte os excessos e decore as bordas apertando com os dedos ou pressionando com um garfo.

· Reserve a torta montada no freezer por 10 minutos, antes de levar ao forno.

· Pincele a torta com o ovo batido, polvilhe açúcar demerara e leve ao forno por 25 minutos. Então abaixe a temperatura para 190 graus, passe a torta para a gradinha do meio do forno e asse por mais 25 minutos, até a massa ficar bem dourada e o recheio borbulhar por entre o trançado.

· Cubra as bordas da torta com papel alumínio, caso estejam dourando rápido demais, no forno.

· Retire a torta do forno e deixe esfriar sobre uma grade. Prepare a cobertura:

· Em uma tigelinha bata o açúcar com a água e a baunilha até formar uma calda bem grossa. Com uma colher faça riscos da cobertura sobre toda a torta.

· Deixe a torta descansar por 2 horas antes de cortar.





Como referenciar este post?


GABRIEL, Anna Karlla. Ma Tarte Préférée - Minha Torta Preferida!. Post 262. Nutrição Atenta. 2022.

Instagram: @annakarlagabriel.

96 visualizações

Posts recentes

Ver tudo