top of page
  • Foto do escritornutricaoatenta

Manual de Boas Práticas: o entendimento é pelo exemplo e pela prática

Atualizado: 1 de out.



Muito se fala em boas práticas de fabricação (BPF), porém nem sempre os treinamentos aplicados nas indústrias de alimentos garantem um real entendimento sobre este assunto imprescindível para os colaboradores. Muitas vezes os treinamentos aplicados são feitos de forma muito técnica e com uma linguagem que realmente afasta a atenção dos manipuladores. Como consequência desta baixa eficiência do treinamento aplicado, os riscos de ocorrer uma contaminação no processo produtivo aumentam.


A qualidade e a segurança dos alimentos é uma responsabilidade de todos os envolvidos no processo e não só do time da qualidade. Dessa maneira, é essencial que o responsável por realizar o treinamento de BPF, ou os responsáveis, desenvolvam um método de treinamento no qual realmente ocorra o engajamento de todos os participantes. Eles devem realmente conseguir assimilar e desenvolver a consciência da importância de seguir os procedimentos de qualidade e segurança dos alimentos, para que desta forma fique extremamente claro que uma pequena falha em suas atividades rotineiras pode acarretar sérios danos à saúde e bem-estar das pessoas.


Esta consciência de que uma falha de BPF no processo produtivo pode ocasionar malefícios à saúde e qualidade de vida das pessoas deve ser desenvolvida dentro de uma indústria de alimentos. Uma das formas de iniciar essa expansão de consciência é criando um método de treinamento voltado para a parte humana do colaborador, deixando um pouco de lado os métodos tradicionais de treinamento, nos quais muito se fala em técnicas e palavras rebuscadas e pouco se desenvolve o entendimento das pessoas. Para que esse método de treinamento humanizado seja eficaz, é preciso usar exemplos reais sobre casos graves de pessoas que ficaram doentes ou até mesmo faleceram após consumirem alimentos contaminados, oriundos de falhas em BPF, mostrar as consequências na vida das pessoas envolvidas nestes casos, os impactos no meio familiar e as consequências também para a própria indústria de alimento.


Essa forma de abordagem é eficiente e o resultado prático aparece.


O que funciona para aplicação de treinamentos: dinâmicas, filmes ilustrativos, depoimentos, linguagem acessível.


Referência bibliográfica:


FOOD SAFETY BRAZIL. Expansão de consciência dos manipuladores a respeito das BPF. Disponível em: https://foodsafetybrazil.org/expansao-de-consciencia-dos-manipuladores-a-respeito-das-bpf/). Acesso em: 29 setembro 2023.


Como referenciar este post?

CINTRA, Patricia. Manual de Boas Práticas: o entendimento é pelo exemplo e pela prática, adaptado de Food Safety Brazil. Post 531. Nutrição Atenta. 2023.

Instagram: @cintra.nutricionista e @nutricao_atenta.

18 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page