top of page
  • Foto do escritornutricaoatenta

Mitos e verdades na gestação

Gestantes que têm muitas náuseas e vômitos têm mais risco de perder o bebê?

É fato que a gestação é marcada não somente por enormes transformações para a gestante e para o feto, mas também é um período que mexe com o emocional da futura mamãe, dando origem a diversas dúvidas e questionamentos deixando-a ávida por informações.


Durante esse período surgem muitas questões que afligem tanto a gestante como toda a família. Muitas dessas dúvidas foram respondidas ao longo dos anos tendo por base as crenças e os hábitos culturais, mas com a evolução da ciência e as experiências dos profissionais de saúde as respostas para essas dúvidas passaram a ser embasadas em evidência científica.


Desde os tempos remotos, os mitos na gestação são passados de geração a geração, como sendo “verdades absolutas”, mas a ciência, ano a ano, vem mostrando que muitos deles não encontram fundamentação cientifica, sendo apenas um equívoco.


É sabido que a sabedoria popular tem o seu valor e deve ser respeitada, assim como que os conselhos das avós também são muito bem-vindos e importantes, pois tem como propósito ajudar a resolver um problema naquele momento. No entanto, é preciso que a mulher seja cuidadosa e crítica aos conselhos que recebe durante a gestação, tendo em vista que a maioria pode ser considerado mito e adoção de uma “verdade absoluta” pode por em risco a saúde de ambos, mãe e feto.


Dessa forma, com o intuito de deixar as grávidas mais confiantes e tranquilas durante o período gestacional, conversaremos sobre alguns temas ou mesmo sobre conselhos, que as deixam em dúvidas, procurando saber se são mitos ou verdades.


Assim eu te pergunto: Gestante que tem muitas náuseas e vômitos tem mais risco de perder o bebê? Mito ou verdade?

As náuseas e os vômitos durantes a gestação podem ter diversas origens, mas vamos tentar desvendar se esses sintomas são ou não causas de aborto na gestação.


No primeiro trimestre de gestação a placenta ainda estar em formação e não tem condições metabólicas e fisiológicas para suprir totalmente as demandas do feto, assim, o hormônio da progesterona toma a frente e exerce diversas funções como: auxiliar na formação do revestimento do útero, aumentar o fluxo sanguíneo nos seios e na área pélvica da grávida, reduzir as contrações uterinas para evitar o aborto espontâneo para manter a vida do feto. Ocorre que, a progesterona, por estar em níveis elevados, propicia o retardamento do esvaziamento gástrico, provocando muitas vezes em enjoos e vômitos na gestante.


O Beta-HCG, outro hormônio muito atuante na gestação, é um dos responsáveis pela descoberta da gravidez. Ocorre que a partir da 6ª até a 10ª semana, esse hormônio atinge o seu pico máximo, e devido a esse aumento sintomas como enjoos e vômitos podem surgir na gestação.


Nesse sentido, os enjoos e vômitos que têm como origem níveis elevados desses hormônios não são causas de aborto espontâneo, mas cabe destacar que níveis baixos de B-HCG podem estar relacionados a esse agravamento. Assim, pode-se afirmar que tal questão se trata de um mito!


É aconselhável que a grávida durante a gestação procure orientações de um profissional de saúde, médico e/ou nutricionista, para esclarecer as dúvidas acerca de temas envolvendo tanto a área médica com a nutricional, procurando minimizar e/ou evitar agravos na gestação.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS


American Pregnancy Association. Early Signs of Pregnancy. Disponível em: https://americanpregnancy.org/pregnancy-symptoms/early-signs-of-pregnancy/. Acesso em: novembro, 2021.

BORGES FILHO, D.M. Gestação: mitos e verdades sob o olhar do obstetra, 2013.

Hormônios na gravidez. Disponível em: https://bebe.abril.com.br/gravidez/hormonios-da-gravidez/. Acesso em: novembro, 2021.

SILVA, S. M. C., D’ARC, J. Tratado de Alimentação, nutrição e dietoterapia, 2016

VASCONCELOS, et al. Nutrição Clínica: obstetrícia e pediatria, 2016.


Como referenciar esse post?


SCORSAFAVAFA, Claudia. Mitos e verdades na gestação: Gestantes que têm muitas náuseas e vômitos têm mais risco de perder o bebê? Post 191. Nutrição Atenta. 2021

35 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page