Programa Alimentos Seguros (PAS)

Atualizado: 10 de jul. de 2021

O PAS é um programa que tem o objetivo de reduzir os riscos de contaminação dos alimentos. Atua no desenvolvimento de metodologias, conteúdos e na formação e capacitação de técnicos para disseminar, implantar e certificar ferramentas de controle em segurança de alimentos, como as Boas Práticas, o Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) e NBR - ISO 22.000, nas empresas integrantes da cadeia dos alimentos, em todo o país.


Em 2001, duas importantes instituições aderiram ao Projeto: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (CNPq). Nesse mesmo ano iniciaram-se as ações do APPCC - Mesa, sob a coordenação técnica do SENAC, para atuar em restaurantes, cozinhas industriais, etc. contemplando todo o país.


Em 2002, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) também aderiu ao Projeto e passou a coordenar tecnicamente o subprojeto APPCC - Campo.


Em agosto de 2002, o Projeto APPCC passou a ser chamado de PAS - Programa Alimentos Seguros, em virtude da expansão da sua abrangência e da natureza da atuação, que se mostrava constante e permanente.


O PAS ficou estruturado como um Programa do campo à mesa, sendo composto de seis projetos: PAS - Campo, PAS - Indústria, PAS - Distribuição, PAS - Transporte, PAS - Mesa e PAS - Ações Especiais, PAS - Consumidor.


Referência


CINTRA, Patricia. Qualidade e redução de custos em alimentos. Rio de Janeiro: Rubio, 2016.


Como referenciar este post?


CINTRA, Patricia. Programa Alimentos Seguros (PAS). Post 22. Nutrição Atenta. 2021.




8 visualizações

Posts recentes

Ver tudo