Novas recomendações de Suplementação de Micronutrientes do Programa Nacional de Suplementação do MS



O Ministério da Saúde (MS), por meio da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (Cgan/Depros/Saps/MS) lançou neste mês o caderno preliminar com as novas recomendações do Programa Nacional de Suplementação de Micronutriente.


Este documento apresenta as recomendações referentes aos atuais Programas Nacionais de Suplementação de Micronutrientes, que são formulados a partir das necessidades de saúde do território brasileiro, considerando os agravos nutricionais de maior frequência e relevância e observando os critérios de risco e vulnerabilidade da população.


São eles:


- Fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó – NutriSUS.

- Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF).

- Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNSVA).


O atual cenário mostra importantes avanços de melhoria no que que tange às deficiências de micronutrientes no Brasil. Com isso, para algumas ações, será possível redirecionar o público-alvo do universal para o público focalizado.


A Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes em Pó (NutriSUS) – tem como objetivo potencializar o pleno desenvolvimento infantil, a prevenção e o cuidado da anemia e outras deficiências nutricionais por meio da suplementação com micronutrientes em pó (15 vitaminas e minerais). A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o uso dessa estratégia para aumentar o teor de micronutrientes da alimentação da criança, prevenindo assim as deficiências de vitaminas e minerais.


A estratégia consiste na adição direta da mistura de vitaminas e minerais em pó em uma das refeições oferecidas para as crianças diariamente. Os micronutrientes em pó são embalados individualmente na forma de sachês contendo 1g, que devem ser acrescentados e misturados às preparações culinárias, obrigatoriamente, no momento em que a criança for comer. Os alimentos podem ser facilmente fortificados em casa ou em qualquer outro local que a criança realize a refeição.


Para maiores informações desta atualização, acesso o novo caderno, através do endereço eletrônico:


https://www.conasems.org.br/wp-content/uploads/2022/05/caderno_suplementacao_micronutrientes.pdf


Como referenciar este post?


MACHIAVELLI, Sabrina. Novas recomendações de Suplementação de Micronutrientes do Programa Nacional de Suplementação do MS. Post 293. Nutrição Atenta. 2022.

Instagram: @nutricionistasabrinakaely

5 visualizações