top of page
  • Foto do escritorSabrina Kaely

Novas recomendações de Suplementação de Micronutrientes do Programa Nacional de Suplementação do MS



O Ministério da Saúde (MS), por meio da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (Cgan/Depros/Saps/MS) lançou neste mês o caderno preliminar com as novas recomendações do Programa Nacional de Suplementação de Micronutriente.


Este documento apresenta as recomendações referentes aos atuais Programas Nacionais de Suplementação de Micronutrientes, que são formulados a partir das necessidades de saúde do território brasileiro, considerando os agravos nutricionais de maior frequência e relevância e observando os critérios de risco e vulnerabilidade da população.


São eles:


- Fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó – NutriSUS.

- Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF).

- Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNSVA).


O atual cenário mostra importantes avanços de melhoria no que que tange às deficiências de micronutrientes no Brasil. Com isso, para algumas ações, será possível redirecionar o público-alvo do universal para o público focalizado.


A Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes em Pó (NutriSUS) – tem como objetivo potencializar o pleno desenvolvimento infantil, a prevenção e o cuidado da anemia e outras deficiências nutricionais por meio da suplementação com micronutrientes em pó (15 vitaminas e minerais). A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o uso dessa estratégia para aumentar o teor de micronutrientes da alimentação da criança, prevenindo assim as deficiências de vitaminas e minerais.


A estratégia consiste na adição direta da mistura de vitaminas e minerais em pó em uma das refeições oferecidas para as crianças diariamente. Os micronutrientes em pó são embalados individualmente na forma de sachês contendo 1g, que devem ser acrescentados e misturados às preparações culinárias, obrigatoriamente, no momento em que a criança for comer. Os alimentos podem ser facilmente fortificados em casa ou em qualquer outro local que a criança realize a refeição.


Para maiores informações desta atualização, acesso o novo caderno, através do endereço eletrônico:


https://www.conasems.org.br/wp-content/uploads/2022/05/caderno_suplementacao_micronutrientes.pdf


Como referenciar este post?


MACHIAVELLI, Sabrina. Novas recomendações de Suplementação de Micronutrientes do Programa Nacional de Suplementação do MS. Post 293. Nutrição Atenta. 2022.

37 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page