No ensino superior adaptar os projetos acadêmicos para novos tempos, ensinar futuros nutricionistas a usarem ferramentas digitais e mirar desafios como o combate à desinformação, são os principais desafios.
Atualmente a Nutrição se depara com o desafio de se adaptar à modernidade e incluir em seu currículo o uso de novas tecnologias. A constante remodelação da formação é algo normal, considerando que a área sempre busca se atualizar.
Os estudos sobre Nutrição são de grande interesse para a comunidade científica e, portanto, esta é uma área bastante dinâmica, com conhecimentos em constante atualização. As principais pesquisas visam investigar a importância dos alimentos e nutrientes na área da saúde, mas também nas áreas de economia, produção de refeições e indústria de alimentos.
A pandemia da Covid-19 acelerou o processo de modernização do ensino e da prática nutricional, principalmente ao permitir a utilização da internet para consultas online. Pacientes que moram no interior, fora do país ou que têm dificuldade de locomoção são muito beneficiados com o atendimento nutricional online. O nutricionista online se beneficia também da possibilidade de trabalhar de casa, reduzindo os custos com o aluguel de uma clínica.
Além do uso das redes sociais em benefício da área, outras tecnologias têm sido usadas pelos nutricionistas, como o uso de plataformas digitais para o gerenciamento de dados e produção de materiais de Educação Nutricional. Especificamente na área da saúde, a utilização de prontuários eletrônicos e gadgets para avaliar e monitorar variáveis e parâmetros de saúde de clientes e pacientes on time e de forma integrada com os demais profissionais de saúde.
Como referência este post?
CINTRA, Patricia. Nutrição: uma reflexão para o futuro. Post 551. Nutrição Atenta. 2023.
Instagram: cintra.nutricionista e @nutricao_atenta.
Comments