top of page
  • Foto do escritorPATRICIA CINTRA

O bromato de potássio e a panificação

Atualizado: 30 de mai. de 2022




O setor de panificação no Brasil tem realizado esforços para acompanhar as tendências de um mercado exigente e competitivo, e uma das alternativas tem sido os agentes oxidantes.


O bromato de potássio (KBrO3) é um agente oxidante que fortalece as cadeias de glúten. Apesar de benefícios tecnológicos e econômicos, sua toxicidade como aditivo alimentar tem sido demonstrada. No Brasil o emprego do KBrO3 é proibido em qualquer quantidade nas farinhas e nos produtos de panificação.


Foram investigadas amostras de pão Francês provenientes de 25 pontos comerciais em quatro regiões de Natal, que foram analisadas em triplicatas, totalizando-se 75 ensaios. A determinação de bromatos foi realizada em duas etapas: primeiramente pela prova de triagem utilizando-se o método analítico qualitativo, para identificar amostras positivas para agentes oxidantes e, posteriormente, a determinação de BrO3- usando o reativo fucsina-bissulfito.

Em todas as amostras foram detectados agentes oxidantes. Na análise confirmatória de bromato, foi identificada a presença deste aditivo em amostras de seis estabelecimentos dos 25 analisados, correspondendo à frequência de 24 % nas amostras examinadas. Este estudo mostra que apesar da proibição do emprego de KBrO3 em produtos de panificação, há ainda o uso deste componente pelos estabelecimentos comerciais, e isto representa risco à saúde da população.

Leia o estudo completo em:


https://www.unirn.edu.br/2016/noticia/avaliacao-da-contaminacao-por-bromato-em-paes-do-tipo-frances


Como referenciar este post? CINTRA. Patricia. O bromato de potássio e a panificação. Post 270. Nutrição Atenta. 2022. Instagram: @cintra.nutricionista


166 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page