top of page
  • Foto do escritorSabrina Kaely

O que é evidência científica?


Recentemente vi uma postagem em uma rede social onde um profissional da saúde mencionava que determinado alimento, deveria ser retirado da alimentação pois teria um nutriente que prejudicaria na fertilidade humana, logo, mulheres que tem desejo de engravidar, não deveriam consumir aquele alimento. Então nos comentários, algumas pessoas questionaram o profissional sobre a evidência científica do que ele estava falando, rapidamente o profissional respondeu: “As evidências estão no pubmed!”


Bom, então vamos lá. De uma maneira bem simples, Pubmed é uma plataforma gratuita que disponibiliza acesso a uma ampla coleção de artigos científicos. Sãos os mais variados tipos de artigos da área da saúde que podem ser encontrados nessa plataforma. Entretanto, o simples fato de um artigo estar no pubmed não significa que seu conteúdo expressa uma evidência científica.


Evidência científica é o conjunto de estudos que suportam a confirmação ou a negação de uma determinada teoria ou hipótese científica, logo estudos isolados não sustentam uma evidência científica. Ou seja, são necessários vários estudos testando a mesma hipótese ou teoria chegando no mesmo resultado. Um estudo isolado é apenas uma peça do quebra-cabeça, que deve ser considerado no meio de todo o corpo de conhecimento científico, para então, fazer parte de uma possível evidência científica.


O nível da evidência é determinado pelos seguintes fatores:


  • Delineamento do estudo;

  • Limitações metodológicas (risco de viés);

  • Inconsistência;

  • Evidência indireta;

  • Imprecisão;

  • Viés de publicação;

  • Magnitude de efeito;

  • Gradiente dose-resposta

  • Fatores de confusão residuais.


Se você já leu uma alguma diretriz de manejo de uma doença, você certamente já viu indicações de graus de recomendação (1-alto; 2-moderado; 3-Baixo e 4-muito baixo). Pois bem, essa é a classificação do sistema GRADE. A abordagem GRADE foi desenvolvida por um grupo de pesquisadores (o GRADE Working Group – https://www.gradeworkinggroup.org/) com o objetivo de avaliar e graduar a certeza do conjunto de evidências em uma revisão sistemática, ou seja, a confiança que depositamos sobre a eficácia e segurança de um tratamento. Essa classificação significa:

1. Alta: Há confiança de que o efeito estimado esteja próximo ao verdadeiro efeito da intervenção. É improvável que estudos futuros alterem a confiança na estimativa do efeito.

2. Moderada: Há confiança moderada no efeito estimado. É provável que novos estudos possam impactar a confiança na estimativa do efeito e talvez modificá-la.

3. Baixa: A confiança no efeito estimado é limitada. É provável que estudos futuros tenham um impacto importante na estimativa do efeito e provavelmente modificá-la.

4. Muito baixa: Há importante grau de incerteza na estimativa do efeito.


E por que uma revisão sistemática? Uma revisão sistemática é um método de pesquisa que tem como objetivo reunir, analisar e sintetizar de forma abrangente todos os estudos relevantes e disponíveis sobre uma pergunta de pesquisa específica. O principal propósito de uma revisão sistemática é fornecer uma visão geral completa e imparcial da literatura científica existente sobre um determinado tópico, garantindo a identificação e inclusão de todas as evidências relevantes disponíveis. Ela desempenha um papel fundamental na promoção da prática baseada em evidências e na orientação de políticas e práticas de saúde. Então, se algum profissional da saúde falar que a evidência científica esta no pubmed, desconfie!


Referência:

LOPES, G. C. M. A avaliação da certeza da evidência (abordagem GRADE), 2022. Disponível em: https://eme.cochrane.org/avaliacao-da-certeza-da-evidencia-abordagem-grade/#:~:text=A%20abordagem%20GRADE%20foi%20desenvolvida,seguran%C3%A7a%20de%20um%20tratamento%2C%20por. Acesso em: 22 out. 2023.


Como referenciar este post?

MACHIAVELLI, Sabrina Kaely. O que é evidência científica. Post 549. Nutrição Atenta. 2023. Instagram: @nutricionistasabrinakaely.

32 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page