O que é PPHO?

O sistema PPHO preconizado pelo FDA (Food and Drug Administration) constituí a referência para o controle dos procedimentos padrões de higiene operacional até o surgimento da resolução 275 da Anvisa (MS), que criou e instituiu aqui no Brasil os POP’s (RIBEIRO-FURTINI; ABREU, 2006).


De acordo com Possarle (2014) são integrantes do PPOH: Potabilidade da água; Condições de higiene das superfícies de contato dos alimentos; Prevenção contra contaminação cruzada; Higiene dos colaboradores; Proteção contra contaminantes e adulterantes de alimentos; Identificação e estocagem adequada de substancias químicas e agentes tóxicos; Saúde dos colaboradores; Manejo integrado de pragas; Edificações.


Os Procedimentos Padrões de Higiene Operacional são condutas desenvolvidas, implantadas e monitorizadas, visando estabelecer o modo rotineiro pelo qual evitará a contaminação direta ou cruzada e a adulteração do produto, com objetivo de preservar a integridade por meio da higienização.


Os POP’s são integrantes das BPF e inclui procedimentos de monitorização, ação corretiva, registros e verificação, para uniformizar as ações e minimizar os riscos associados à falta de higiene (POSSARLE, 2014).


Referências


RIBEIRO-FURTINI, Larissa Lagoa; ABREU, Luiz Ronaldo de. Utilização de APPCC na indústria de alimentos. Ciênc. agrotec., Lavras, v. 30, n. 2, p. 358-363, Apr. 2006.


POSSARLE, Roberto. Ferramentas de qualidade. São Paulo: SENAI-SP Editora, 2014.




Como referenciar este post?


CHESSINI, Letícia Mayra Carvalho. O que é PPHO?. Post 92. Nutrição Atenta. 2021.

12 visualizações

Posts recentes

Ver tudo