Á medida que Gaza se aproxima de uma situação de fome generalizada, os civis deslocados e os profissionais de saúde disseram à CNN que passam fome para que seus filhos possam comer o pouco que há disponível. Se os palestinos encontram água, é provável que não esteja potável.
O conflito em Gaza já dura meses e a população clama por água e comida. Tudo é escasso e as opções que sobraram são: pão feito em casa, especiarias, enlatados e ovos, no entanto, não é para todos.
Exemplo de uma refeição: frango com pimentão e azeitonas. A mulher Rewaa, diz que os ingredientes custaram mais de US$ 40. Vai ser a última refeição que ela vai fazer hoje.
A médica voluntária Nagham Mezied terminou seu turno há algumas horas.
Ela sonha em tomar um banho quente "para aliviar o cansaço do dia", mas não tem gás nem água. Ela se prepara para fazer o jantar — provavelmente grão de bico e fava enlatados — e depois vai dormir.
"O dia em Gaza termina cedo porque não temos internet nem eletricidade -- não temos nada para fazer. Tentamos dormir cedo e descansar um pouco, caso a noite traga bombas e terror."
Referências
BBC. As estratégias de sobrevivência em Gaza em meio a noites frias e comida racionada. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c1417rdpe4do.amp. Acesso: 1 junho 2024.
CNN BRASIL. PALESTINOS COMEM GRAMA E BEBEM ÁGUA POLUÍDA ENQUANTO FOME SE ESPALHA. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/palestinos-comem-grama-e-bebem-agua-poluida-enquanto-fome-se-espalha-em-gaza/. Acesso em: 1 junho 2024.
Como referenciar este post?
CINTRA, Patricia. O que se come em um cenário de guerra? Post 640. Nutrição Atenta. 2024.
Instagram: @cintra.nutricionista.
Comments