top of page
  • Foto do escritorPATRICIA CINTRA

O que são alimentos termogênicos?

Os seres humanos são termoreguláveis, pois possuem a capacidade de controlar a temperatura constante do corpo. Esta regulação é exercida devido a à coordenação entre a produção (termogênese) e liberação (termodispersão) do calor orgânico interno.


O tecido adiposo marrom (BAT – brown adipose tissue) é o responsável por parte dessa capacidade, em um fenômeno chamado termogênese adaptativa. Esse termo é definido por Oliveira (2015) como uma complexa resposta capaz de aumentar a taxa do gasto energético em relação aos níveis basais normais, quando o organismo homeotérmico é exposto ao frio. No entanto a exposição ao frio não é o único estímulo capaz de promover tal resposta, observa-se que a ingesta de determinados alimentos contribui nesse processo.


O termo termogênese está relacionado à energia na forma de calor, gerados em um conjunto de células, que vai ser proporcional à taxa do metabolismo basal. Tendo em vista que, quando não há nenhuma troca de calor, cerca de 40% a 60% (quarenta a sessenta por cento) do gasto energético ocorre através da hidrólise do trifosfato de adenosina (ATP) (CARDOSO et al., 2010).


Assim, entendemos os alimentos termogênicos como aqueles que tem a função de produzir calor no organismo humano, a seguir segue listados alguns deles:


Pimenta Vermelha


Diversas pesquisas na área dos suplementos têm estudado esse composto, que evidenciam que a capsaicina é capaz de melhorar o desempenho físico em atletas e ajudar na queima de gordura (RODRIGUES et al., 2015).


Chá Verde


Um dos benefícios do chá verde, muito utilizado na prevenção da obesidade, é a função de oxidar as gorduras corporais e o seu efeito termogênico. O sistema nervoso simpático faz a regulação da termogênese e da oxidação lipídica, já os flavonoides como as catequinas, através da modulação da noradrenalina aumentam a oxidação lipídica e a termogênese fazendo com que a quantidade de adipócitos diminua, diminuindo assim, o acúmulo de gordura corporal (VILELA et al., 2016).


Gengibre


Outro alimento termogênico que é bastante popular e frequente na culinária brasileira é (Zingiber officinale roscoe) o gengibre, que comumente é utilizado em forma de chá, molhos, óleos e doces e até encapsulado (VIEIRA et al., 2014).


Chá De Hibisco


O chá dessa planta contém cálcio, magnésio, niacina, riboflavina, ferro, açúcares redutores, tais quais a frutose e glicose, ácidos como o tartárico, succínico, málico, oxálico, cítrico e hibíscico. Essas propriedades são utilizadas na terapêutica da obesidade em vários países, pois auxiliam na diminuição dos níveis lipídios totais, colesterol e triglicerídeos (FILHO et al., 2012).





Como referenciar este post?


TEODORO, Lucas Arcanjo. O que são alimentos termogênicos? Post 118. Nutrição Atenta. 2021.

15 visualizações
bottom of page