top of page
  • Foto do escritorPATRICIA CINTRA

O que é uva tipo cotton candy®? Por Patricia Cintra

Atualizado: 26 de mai. de 2023


Quando vi a embalagem da uva cotton candy pela primeira vez, logo pensei em aditivo, pois uva com gosto de algodão doce, para mim não é uva, mas é inegável que vai agradar uma grande parcela da população. Vamos conhecer um pouco mais sobre ela? Você conhece a uva tipo cotton candy®? É uma uva sabor algodão doce. A Uva algodão doce tem uma aparência comum, igual a outras uvas que ficam no supermercado. Elas são grandes, bastante redondas e com uma textura bem firma. Contudo, seu aroma é perfumado, doce e bem frutado.

 

UM POUCO DE HISTÓRIA A uva Cotton Candy® é o nome registrado dado a essas uvas híbridas de sabor único, desenvolvidas por The Grapery® de Bakersfield, CA em conjunto com a International Fruit Genetics, um programa de melhoramento do sul da Califórnia. As uvas incorporam o sabor doce e açucarado da feira do condado e do deleite básico do circo. Os sabores de uma uva concord-like foram combinados com qualidades firmes e nítidas de uma variedade Vitis vinifera para criar a uva Cotton Candy®, mas os pais exatos são considerados segredos comerciais e são desconhecidos. Essas frutas de grife são um exemplo de sucesso de polinização manual antiquada e uma seleção cuidadosa de reprodução sem o uso de aditivos ou organismos geneticamente modificados (OGMs).

 

DESCRIÇÃO As uvas Cotton Candy® têm tamanho médio a grande e formato oval a oblongo, crescendo em cachos soltos e grandes. A casca verde é espessa, lisa e firme e a polpa é verde translúcida, roliça, sem sementes e suculenta. As uvas Cotton Candy® têm um sabor inconfundivelmente parecido com o do algodão doce. É uma uva muito doce, com um nível Brix mais elevado do que a média das uvas verdes de mesa e tem uma textura macia, porém crocante. Tem pouca acidez, o que mantém a doçura na língua e um final com notas de baunilha. No Brasil, a Cotton Candy® é cultivada por um grupo de 4 empresas na região do Vale do São Francisco. O maior volume dessa fruta é comercializada no mês de outubro, mas você pode encontrar também um volume pequeno sendo comercializado no mês de maio.


 

ESTAÇÕES/DISPONIBILIDADE


As uvas Cotton Candy® estão disponíveis no final do verão até o início do outono.

 

ONDE POSSO ACHAR A UVA ALGODÃO DOCE? Por fim, se você ficou curioso para achar essa variedade de uva, basta dar a sorte de estar em um supermercado que a comercialize. Todavia, compreenda que o seu preço costuma ser até 30% mais caro do que as uvas convencionais. Mas e você? Pagaria mais caro para experimentar essa Uva algodão doce? Já experimentou? Tem uma opinião formada sobre esse tipo de cruzamento? Concorda com esse tipo de modificação? Deixe suas opiniões nos comentários! Referências ABRAFRUTAS. UVA ALGODÃO DOCE, TUDO SOBRE EM POUCOS MINUTOS. Disponível em: https://abrafrutas.org/2022/03/conheca-o-tipo-cotton-candy-que-vem-fazendo-sucesso-no-agronegocio/. Acesso em: 9 set. 2022. FOODOFMYAFFECTION. COTTON CANDY GRAPES. Disponível em: https://pt.foodofmyaffection.com/cotton-candy-grapes. Acesso em: 9 set. 2022. VITTIS. COTTON CANDY: UVA COM SABOR DE ALGODÃO DOCE. Disponível em: https://www.vittis.com.br/2015/12/24/cotton-candy-uva-com-sabor-de-algodao-doce-2/. Acesso em: 9 set. 2022. Como referenciar este post?


CINTRA, Patricia. O que é uva tipo cotton candy®? Por Patricia Cintra. Post 321. Nutrição Atenta. 2022.

Instagram: @cintra.nutricionista


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page