top of page
  • Foto do escritorPATRICIA CINTRA

Onde ocorre a absorção de água pelo organismo?

Atualizado: 2 de jul. de 2021

Ocorre nos intestinos delgado e grosso.


No intestino delgado, a água ingerida é rapidamente absorvida e é o seu local preferencial de absorção. Por dia, o intestino delgado absorve aproximadamente de 7 a 8 litros de água (ingerida e proveniente das secreções gastrointestinais), várias centenas de gramas de carboidratos, de 50 a 100 gramas de aminoácidos e de 50 a 100 gramas de íons. Por ser o principal órgão absortivo do corpo humano, o intestino delgado dispõe de uma superfície adequada para o processo, com várias pregas, vilosidades e microvilosidades, que aumentam em cerca de mil vezes sua área superficial de mucosa, perfazendo um total de 250 metros quadrados.

A água é absorvida por difusão osmótica. Os íons, como o sódio, são absorvidos por transporte ativo (dependente da hidrólise do ATP) através da membrana. O cloreto é captado no duodeno e no jejuno devido à diferença de potencial elétrico gerada pela absorção do sódio. Por esse mesmo motivo, há liberação de íons hidrogênio na luz intestinal. Eles se combinam com o bicarbonato formando ácido carbônico, que se dissocia em água e gás carbônico, o qual se difunde prontamente para o sangue para ser eliminado nos pulmões.


No intestino grosso a água é absorvida em quantidades consideráveis, cerca de 1,5 L de quimo passam normalmente através da válvula ileocecal para o intestino grosso, a cada dia menos de 0,1 L de líquido são excretados nas fezes. Esse intestino também absorve certos eletrólitos, além de produzir e eliminar o material fecal.


Referências bibliográficas:


Guyton, Arthur C.; Hall, John E (2006). Tratado de fisiologia médica. 11ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.


PEDROSO, E. R. P. Água e eletrólitos. In: DUTRA-DE-OLIVEIRA, J. E.; MARCHINI, J. S. Ciências Nutricionais. 1ª ed. São Paulo: Sarvier, 1998.


SILVERTHORN, D. U. Fisiologia Humana: Uma abordagem Integrada. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.




1.814 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page