Pão sírio caseiro

Pães achatados macios e fofos estilo Pita grego que são dobráveis, mesmo quando frios. Perfeito para giroscópios caseiros ou para servir com kebabs souvlaki.


 

Ingredientes

  • 7 g (2 colheres de chá) de fermento biológico seco instantâneo

  • 480 ml (2 xícaras) de água morna

  • 4 colheres de sopa de azeite - mais extra para pincelar (aproximadamente 2-3 colheres de sopa)

  • 780 g (6 ½) xícaras de farinha de pão forte - , mais extra para enrolar (aproximadamente 60g ou ½ xícara)

  • 1 ½ colher de açúcar

  • 1 ½ colher de sopa de sal de cozinha



Modo de preparo

  1. Coloque as 2 colheres de chá de fermento na tigela da batedeira (ou uma tigela grande) e adicione os 480ml (2 xícaras) de água morna. Misture e deixe por 5 minutos, até que a espuma apareça em cima da água.

  2. Adicione 4 colheres de sopa de azeite, 780g (6 ½ xícaras) de farinha, 1 1/2 colher de sopa de açúcar e 1 1/2 colher de sopa de sal à mistura de fermento.

  3. Misture a massa usando a batedeira com um gancho de massa (recomendado) ou as mãos, até ficar homogêneo.

  4. Depois de combinado, amasse a massa por 10 minutos usando a batedeira com gancho de massa ou com a mão. A mistura ficará bem pegajosa, então se você estiver amassando com a mão, é uma boa ideia cobrir as mãos e a superfície de trabalho com um pouco de azeite para evitar que grude.

  5. Coloque a massa em uma tigela untada com óleo, cubra com um pano úmido ou filme plástico e deixe levedar por 60-90 minutos, até dobrar de tamanho.

  6. Divida a massa em 12 pedaços. Faça bolinhas e coloque em uma bandeja ou tábua com um pano úmido por cima para descansar por alguns minutos, enquanto você se prepara para começar a cozinhá-las.

  7. Enfarinhe levemente a superfície de trabalho.

  8. Pincele ou borrife uma frigideira de tamanho médio (o ferro fundido dá os melhores resultados) com um pouco de óleo (apenas ¼ colher de chá ou mais) e coloque em fogo médio-alto para aquecer.

  9. Pegue uma das bolas de massa e enrole em um círculo, com cerca de 19 cm (7,5 polegadas) de diâmetro e ½ cm (pouco menos de ¼ polegada) de espessura.

  10. Jogue a pita para frente e para trás algumas vezes nas mãos para remover o excesso de farinha e coloque a pita na panela.

  11. Pincele a parte superior da pita na panela levemente com óleo e cozinhe por cerca de 60-90 segundos, até que as bolhas comecem a aparecer. Em seguida, vire um cozinheiro por mais um minuto.

  12. Coloque em um prato e repita, pincelando a panela com óleo a cada 3 ou 4 pitas.

  13. Empilhe as pitas em um prato (empilhando-as ajuda a mantê-las macias), colocando uma toalha de chá sobre elas para mantê-las aquecidas até que esteja pronto para servir.



Dica valiosa
Esses pães são cozidos um de cada vez, mas você pode mantê-los aquecidos empilhando-os em um prato quente sob um pano de prato limpo ou colocando em uma bandeja (cobri-la com papel alumínio) e colocar em forno bem baixo. 

Avance


Para fazer com antecedência, faça as pitas, esfrie-as e coloque em um prato. Cubra com papel alumínio ou filme plástico. Eles devem ficar em temperatura ambiente por 2 dias, ou na geladeira por 3-4 dias.


Congelando


Se for congelar, coloque em um saco de congelação com um pedaço de papel manteiga entre cada pita (para evitar que grudem). Descongele em temperatura ambiente antes de servir.


Reaquecimento:


Os pães achatados podem ser servidos em temperatura ambiente, ou se quiser aquecê-los, polvilhe com um pouco de água e leve ao forno a 180C (350F), em uma assadeira (descoberta), em uma única camada por 2-3 minutos.


Sirva e delicie-se

 









Como referenciar este post?


GABRIEL, Anna Karlla. Pão sírio caseiro . Post 313. Nutrição Atenta. 2022.

Instagram: @annakarlagabriel.

6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo