Pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), divulgada nesta quinta-feira (11 de julho), mostra que há presença de álcool em produtos de diversas marcas populares de pães de forma.
De acordo com o levantamento, se os pães fossem bebidas, os produtos de cinco marcas seriam considerados alcoólicos, ou seja, com teor de álcool superior a 0,5%:
Visconti (teor alcoólico de 3,37%),
Bauducco (1,17%),
Wickbold 5 Zeros (0,89%),
Wickbold Sem Glúten (0,66%),
Wick Leve (0,52%), e
Panco (0,51%).
Algumas marcas de pães também poderiam não passar no teste do bafômetro, dependendo da quantidade ingerida pelo consumidor.
O estudo mostra ainda que, caso os pães fossem medicamentos fitoterápicos, seria necessário haver advertências nas embalagens de oito marcas brasileiras. De acordo com as diretrizes pediátricas europeias, o valor limítrofe de advertência para a presença de álcool em medicamentos fitoterápicos é de 6 miligrama por quilo (mg/kg) de peso corporal para crianças. Considerando uma criança de 12,5 kg, a taxa limite seria de 75 mg.
Segundo consta no estudo completo, a metodologia utilizada foi a seguinte: a aquisição de unidades do produto foi realizada de forma anônima pelo Proteste, preferencialmente em grandes redes de supermercados e com datas de validade que atendessem aos requisitos do laboratório parceiro. Isso quer dizer que a análise foi feita com base em amostras retiradas das principais marcas das gôndulas e, nestas, foram feitas as análises que detectaram o teor de álcool.
A substância é comumente relacionada ao processo de fermentação, no qual os açúcares da massa se transformam em álcool e gases — o que ocasiona o crescimento e a fofura do pão. Mas o álcool detectado nas análises não vem daí, já que grande parte evapora no forno. O que acontece é que algumas indústrias diluem conservantes na substância para borrifar sobre os pães, evitando o mofo e garantindo a integridade do produto. Se exageradas, as aplicações podem resultar em teores elevados de etanol no produto final.
Referências bibliográficas
EXAME. Relatório aponta que teor alcoólico de pães poderia ser pego no bafômetro. Disponível em: https://exame.com/brasil/relatorio-aponta-que-teor-alcoolico-de-paes-poderia-ser-pego-no-bafometro/. Acesso em: 15 julho 2024.
INFOMONEY. Pesquisa mostra presença de álcool em pães de forma. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/consumo/pesquisa-mostra-presenca-de-alcool-em-paes-de-forma/. Acesso em: 15 julho 2024.
Como referenciar este post?
CINTRA, Patricia. Pesquisa mostra presença de álcool em pães de forma. Post 657. Nutrição Atenta. 2024.
Instagram: cintra@nutricionista