top of page
Foto do escritornutricaoatenta

Plataforma Alimenta Cidades


A plataforma Alimenta Cidades foi desenvolvida a fim de apoiar a ação pública no planejamento, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas de acesso, de abastecimento e de consumo de alimentos adequados e saudáveis nos territórios mais vulnerabilizados das cidades brasileiras. Seu desenvolvimento foi coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, em parceria com o Grupo de Políticas Públicas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), da Universidade de São Paulo (USP). 

Essa ferramenta faz parte de um conjunto de ações que compõe a Estratégia Alimenta Cidades. Nessa plataforma, é possível acessar os dados georreferenciados dos desertos e pântanos alimentares, ou seja, a identificação das áreas onde o acesso a alimentos saudáveis é dificultado (desertos alimentares) e as áreas onde o acesso a alimentos ultraprocessados é facilitado (pântanos alimentares), com especial atenção aos locais onde residem pessoas e famílias em situação de baixa renda e aos territórios periféricos.   

Além disso, é possível filtrar e cruzar informações, a partir dos dados do Cadastramento Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), da Relação Anual de Informações Sociais e do diagnóstico situacional da Estratégia Alimenta Cidades.   

A Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades – Alimenta Cidades foi instituída pelo governo federal por meio do Decreto nº 11.822, de 12 de dezembro de 2023, e tem como objetivo ampliar a produção, o acesso, a disponibilidade, o consumo de alimentos adequados e saudáveis, priorizando os territórios periféricos urbanos e populações em situação de vulnerabilidade e risco social.


Acesse a plataforma por aqui:



Como referenciar este post?

CINTRA, Patricia. Plataforma Alimenta Cidades. Post 695. Nutrição Atenta. 2024.

15 visualizações
bottom of page