Podemos comer produtos vencidos?


Em tempos de pandemia, vimos a população chorar por falta de alimento e nós técnicos nos perguntamos se o conceito sobre a validade dos produtos não deve ser revista.


Produtos com a data de validade vencida são as principais perdas nos supermercados, 42,5% do descarte é de não perecíveis e têm como causa a data de validade vencida. “Apenas em 2020, as perdas de perecíveis e não perecíveis por conta da data de validade expirada representaram R$ 2,18 bilhões”, diz a ABIA.


Lembrem-se de que as datas de fabricação e vencimento do produto indicam apenas quando o alimento pode estragar e não a garantia de segurança total microbiana, pois isso depende de diversos fatores, principalmente do elo da cadeia produtiva de armazenamento/distribuição e forma intenção de uso do alimento pelo elo seguinte. O alimento pode perder frescor ou nutrientes após certa data, mas ainda pode ser seguro para uso.


Atualmente, 14,5 milhões de famílias brasileiras passam fome, na miséria. Hoje, 58 milhões de brasileiros correm o risco de deixar de comer por não terem dinheiro. Isso significa que 27,7% da população vive uma situação de insegurança alimentar (e não de alimentos) grave ou moderada, de acordo com um estudo feito pelo grupo Food For Justice.


Uma solução seria a mudança na descrição da validade indicada nos produtos, com os dizeres: consumir preferencialmente até dia .... e não colocar somente a data da validade. Essa aplicação seria para alimentos que permanecem estáveis em temperatura ambiente, como macarrão, conservas, grãos, sucos de frutas, leite UHT, ou aqueles que passam por processo de esterilização ou são embalados a vácuo, obedecendo a armazenagem conforme as determinações do fabricante e com a embalagem fechada.


A reflexão é válida na adoção do “best before” (consumir preferencialmente antes de) que deve estar vinculada a rígidos programas de qualidade, entre eles o controle e boas práticas de fabricação em relação a aspectos microbiológicos, culminando com a revisão da legislação da validade dos produtos.

Fonte: adaptada de food safety brazil.


Como referenciar este post?

CINTRA, Patricia. Podemos comer produtos vencidos?. Post 208. Nutrição Atenta. 2022.


8 visualizações

Posts recentes

Ver tudo