top of page
  • Foto do escritornutricaoatenta

Por quê é bom fazer a ingestão de vinagre de maçã diariamente?

Atualizado: 25 de jul. de 2023

O vinagre de maçã é um alimento produzido e comercializado há mais de 5 mil anos pelos povos da Babilônia. Antigamente, usavam o produto com viés medicinal, mas hoje, ele é mais conhecido pelo seu uso no tempero de saladas, legumes e em conservas.


Trata-se de um alimento fermentado que possui propriedade antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana. Além disso, é composto por pectina, uma fibra solúvel que atua diminuindo a absorção de carboidrato no intestino e controlando os picos de glicemia, ajudando no controle da diabetes e melhora da digestão.


Alguns benefícios do vinagre de maçã


Ajuda a controlar a diabetes. O vinagre de maçã ajuda no controle dos picos de glicemia após as refeições. E alguns estudos relatam que o produto poderia ainda melhorar a ação da insulina e reduzir a produção de glicose pelo fígado, o que também ajuda no controle da diabetes. No entanto, para que o vinagre de maçã tenha esse efeito, é importante que faça parte de uma alimentação saudável e equilibrada.


Protege contra doenças cardiovasculares

Devido às propriedades antioxidante e anti-inflamatória, o vinagre de maçã é capaz de prevenir que aconteça o depósito de gordura nas paredes dos vasos e, por isso, ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose. Além disso, auxilia na redução do colesterol ruim, o LDL, e dos triglicerídeos, atuando no controle da pressão arterial, reduzindo o risco de derrame e infarto.



Como utilizar o vinagre de maçã?

Beber a solução de vinagre de maçã: pode-se fazer uma diluição de 1 colher de sopa do vinagre de maçã em um copo de 300ml de água e beber de manhã, em jejum.


Importante!


O que a ciência diz sobre o uso do vinagre no emagrecimento. O estudo mais citado para explorar uma conexão com a perda de peso foi feito em 2009, com 175 japoneses obesos, com idades entre 25 e 60 anos, divididos em três grupos. Para ser considerado obeso pelos padrões japoneses, o índice de massa corporal (IMC) de cada indivíduo estava entre 25 e 30; nos Estados Unidos, as pessoas não são consideradas obesas até que seu IMC exceda 30. Qualquer pessoa que tivesse colesterol alto ou diabetes, ou estivesse usando medicamentos foi excluída do estudo.


Durante um período de 12 semanas, todos os dias, os grupos consumiram uma bebida com uma colher de sopa de vinagre, duas colheres de vinagre ou nenhum vinagre. No final dos três meses, aqueles que consumiram qualquer quantidade de vinagre tinham um peso corporal menor, um índice de massa corporal menor, menos gordura visceral, a medida de cintura estava menor e os níveis de triglicerídeos mais baixos do que o grupo do placebo, que não bebeu vinagre.

Isso soa fantástico, até olharmos de perto a quantidade de peso que foi perdida. “Apenas 1 a 2 quilos em três meses em relação ao grupo do placebo”, explicou Drayer. “Isso é apenas um terço de quilo por semana. A maioria das dietas tem um resultado muito maior. Portanto, você definitivamente teria que fazer muitas outras coisas para conseguir qualquer perda de peso significativa”. 


Atenção!

Quem faz uso de medicamentos prescritos deve consultar um médico já que o vinagre de maçã pode interagir com algumas medicações.


A maçã : 🍎 o consumo dessa excelente fruta diariamente também é muito importante. Os efeitos provenientes do consumo da maça, principalmente na redução do colesterol, alvo de muitas pesquisas em todo o mundo, são frequentemente atribuídos aos componentes presentes na maça, como as fibras, vitamina C e os compostos fenólicos. esses vão agir em conjunto, exercendo ações positivas para aqueles que consomem a fruta regularmente, seguem um estilo de vida saudável, uma dieta equilibrada e variada principalmente em relação às frutas, legumes e hortaliças (CURTI, 2003).


Referências bibliográficas




Revista VEJA. A moda de consumir vinagre de maçã. Disponível em: https://veja.abril.com.br/saude/a-moda-de-consumir-vinagre-de-maca-entenda-os-beneficios-e-os-maleficios/amp/. Acesso em: 25 julho 2023.


Nutritotal. Vinagre de maçã é bom para que?. Disponível em: https://nutritotal.com.br/publico-geral/material/vinagre-de-maca/amp/. Acesso em: 25 julho 2023.



Como referenciar este post? CINTRA, Patricia. Por quê é bom fazer a ingestão de vinagre de maçã diariamente?. Post 495. Nutrição Atenta. 2023. Instagram: @ cintra.nutricionista


68 visualizações

留言


bottom of page