Qualidade e redução de custos em alimentos

Atualizado: 14 de jun. de 2021






Quando pensei na hipótese de escrever um livro, minha ideia como nutricionista especializada em controle de Qualidade e também como administradora de Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), era desmistificar de uma vez por todas, a máxima que diz que para se obter Qualidade há a necessidade de se gastar muito dinheiro.

Durante minha carreira, ouvi inúmeras vezes de empresários e donos de estabelecimentos pelos quais trabalhei ou fui consultora, que a Qualidade custava muito caro ou então, que para se obter Qualidade, havia a necessidade de investimento muito alto e dessa forma, mesmo tendo-os advertido do contrário, observei que sempre optavam em reduzir o custo, reduzindo a Qualidade e invariavelmente erravam feio.

Minha intenção ao escrever este livro é então, mostrar claramente que a realidade é exatamente o contrário, porque quando não há investimento na Qualidade, o custo do empresário tende a ser mais alto, seja pelo aumento do desperdício, seja pelo risco de doenças alimentares, tendo inclusive que pagar despesas médicas para clientes, seja ainda pelo não cumprimento das legislações e pior ainda, pela má imagem que a empresa pode adquirir pelos motivos citados e outros.

Desejo então mostrar ao leitor, que se o empresário quiser otimizar seus custos e dessa forma baixá-los, tem necessariamente que investir em Qualidade e de uma vez por todas esclarecer que o custo da má Qualidade é o real custo alto e que o investimento em Qualidade, traz então o tão desejado custo baixo e por conseguinte o sucesso do empresário.

O Livro Qualidade e Redução de Custos em Alimentos, tem como objetivo abordar o conceito dos diferentes tipos de Qualidade, a redução de custos, bem como a mudança de paradigma em relação ao custo alto e custo baixo na preparação dos alimentos.


A redução de custos com Qualidade é uma das metas que qualquer empresa precisa garantir, entretanto, a maioria das empresas reduz esses custos de forma tão drástica, a ponto de impactar na Qualidade do produto final, prejudicando dessa forma o consumidor. Sabe-se também que o reflexo da má Qualidade só é percebido depois que o cliente ou consumidor é afetado, portanto, o intuito do livro é esclarecer ao leitor sobre como reduzir os custos e mesmo assim, manter a Qualidade.


O livro está organizado em sete capítulos que podem ser utilizados como material de consulta de alunos de graduação e profissionais da área de alimentos. O primeiro capítulo aborda as definições de Qualidade; o segundo, os modelos de avaliação da gestão da Qualidade; o terceiro, esclarece definições, fatores e ações relacionadas aos custos; o quarto, ressalta a importância da qualificação de fornecedores na área de alimentos; o quinto, discute sobre as tecnologias de produção que podem ser utilizadas na redução dos custos; o sexto, apresenta estudos com produtos e trata de exemplos práticos que envolvem custos pela má Qualidade e o sétimo, aborda os indicadores para gerenciamento da Qualidade.


https://www.google.com.br/books/edition/Qualidade_e_Redu%C3%A7%C3%A3o_de_Custos_em_Alime/w2GBDAAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=1&printsec=frontcover


Como referenciar este post?


CINTRA, P.. Qualidade e redução de custos em alimentos. 1. ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2016. 160p

5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo