Receita e informações nutricionais da carne de jaca vegana. Deliciosa!

RECEITA DE BOBÓ DE CARNE DE JACA VEGANA


O Bobó de carne de jaca é uma das muitas opções para se fazer com a jaca verde. Essa receitinha é um coringa para o dia a dia e para variar a forma de consumir a carne de jaca de forma deliciosa.


Ingredientes:

- 500 g de carne de jaca pré-preparada;

- 200 g de mandioca;

- 5 dentes de alho;

- 1 Cebola branca;

- ½ lata de milho verde;

- ½ lata de Azeitonas;

- 1 lata molho de tomate (opcional);

- 4 colheres de azeite de oliva;

- Sal a gosto;

- Açafrão a gosto;

- Pimenta síria a gosto;

- Lemon pepper (opcional);

- Salsinha (a gosto);

- Cebolinha (a gosto);

- 1/2 lata de creme de leite vegetal (opcional);


Observação: Caso quiser acrescentar algum tempero de seu gosto, fique à vontade, essa é a hora de brincar com os sabores.


Modo de preparo

Para começarmos a preparar o nosso bobó precisamos preparar a carne de jaca:


 Preparo Básico da carne de jaca:

1. Coloque a jaca verde dentro de uma panela de pressão com água suficiente para cobri-la, devendo sobrar mais ou menos 4 dedos, se a jaca não couber toda, corte-a em pedaços menores, mas não tire a casca ainda.

2. Deixe a panela pegar pressão e espere cerca de 30 min. para desligar o fogo caso sua jaca esteja inteira, se você precisou cortar em pedaços deixe apenas 20 minutos e verifique se a jaca ficou macia após esse tempo.

3. Retire a casca e descarte-a. Separe as sementes e o talo, o que parece “desfiado” é a carne que saremos.

4. Para o pré-preparo refogue a carne de jaca em alho e óleo de soja ou azeite, adicione suco de limão, sal, pimenta do reino e cominho e molho de tomate a gosto, como as medidas dependem do tamanho da sua jaca vá sempre provando e colocando os ingredientes aos poucos na panela.

5. Após o preparo básico da carne de jaca separe as 2 xícaras e caso sobre carne de jaca você pode congelar para utilizar depois ou pode ainda utilizar em outras receitas.


 Creme de mandioca

- 200 g de mandioca cozida;

- 400 ml de leite de coco;

- 1 colher de azeite de oliva;

- 1 cebola média;

- 2 dentes de alho;

- 1 colher de lemon pepper (opcional);

- 1 pitada de pimenta síria;

- 1 pitada de açafrão;

- Sal a gosto.


 Modo de preparo:

- Bater no liquidificador a mandioca cozida sem talo com o leite de coco e reservar.

- Em outra panela acrescente o azeite de oliva, cebola picada, alho, deixe dourar e adicione o Lemon pepper (opcional), a pimenta síria, açafrão, sal a gosto e por último acrescente o creme de mandioca, deixando ferver por 3 minutos e reserve.


 Molho vermelho

- 1 colher de azeite de Oliva;

- 1 xícara de molho de tomate do seu gosto;

- ½ cebola;

- 2 dentes de alho.


 Modo de Preparo:

- Em uma panela coloque o azeite de oliva, a cebola picada e o alho, deixe dourar um pouco por 2 minutos, acrescente uma o molho vermelho, e deixe ferver por 3 minutos e reservar.


Concluindo o Bobó de Carne de Jaca

Em uma panela coloque o azeite de oliva, a cebola, o alho e deixe dourar, acrescente a carne de jaca, deixe ela dourar por alguns minutos, em seguida acrescente, o milho, a azeitona cortada em rodelas, em seguida adicione o creme de mandioca e o molho vermelho, por último a cebolinha verde e a salsinha picada, misturando bem em fogo baixo por 3 minutos.

 Por último adicione o creme de leite vegetal. (opcional). Caso você seja ovolactovegetariano ou lactovegetariano, pode utilizar o creme de leite tradicional.


Dica: Sirva com Arroz branco e batata palha, aproveite essa delícia.


BOM APETITE!


.Informação nutricional

Número de porções: 15.

Rendimento: 120,03 %.

Peso da porção: 131 g.

Total Kcal: 1.713,859 Kcal.

Kcal por porção: 114,25 Kcal

Peso cozido: 1.965 kg

IC: 1,20

Densidade energética: 0,87 kcal/g


Análise sensorial:

Sabor :Fica muito saboroso, uma cor muito bonita, do tipo que se come com os olhos, com cor alaranjado claro, o odor delicioso e sabor bem suave.

Sabor Geral do prato: Neutro, com uma boa absorção dos temperos, ficando bem saboroso.


Textura: Úmido, macio e cremoso, a carne de jaca tem uma textura de carne de frango desfiado.

Aceitabilidade: Positiva


Observação: Em 100 g de jaca in natura possui: 22,5% de carboidrato total, 1,40% de proteína, 0,26 % de lipídeos, 2,39% de fibra alimentar, 0,10% de ácidos graxos saturados e monoinsaturados, 11,2 mg de cálcio, 0,38 mg de ferro, 40,1 mg de magnésio, 13,9 mg de fósforo, 233 mg de potássio, 0,17 mg de zinco e 0.09 mg de cobre (TBCA, 2020).


Este prato é sem dúvida rico em macronutrientes e micronutrientes.


Referência:


TABELA BRASILEIRA DE COMPOSIÇÃO DE ALIMENTOS (TBCA). Universidade de São Paulo (USP). Food Research Center (FoRC). Versão 7.1. São Paulo, 2020. Disponível em: http://www.fcf.usp.br/tbca. Acesso em: 20 maio. 2021.


TABELA BRASILEIRA DE COMPOSIÇÃO DE ALIMENTOS (TBCA). Tabelas Complementares - Perfil de carboidratos. Universidade de São Paulo (USP). Food Research Center (FoRC). Versão 7.0. São Paulo, 2019. Disponível em: http://www.fcf.usp.br/tbca/. Acesso em: 20 maio. 2021.


Como referenciar este post?


AQUINO, João Marcos. Receita e informações nutricionais da carne de jaca vegana. Deliciosa!. Post 100. Nutrição Atenta. 2021.

76 visualizações

Posts recentes

Ver tudo