top of page
  • Foto do escritornutricaoatenta

Redução na quantidade dos alimentos por embalagem x preço


As empresas possuem o direito de alterar a quantidade ou os ingredientes de um produto. No entanto, de acordo com a legislação brasileira, é indispensável que o aviso sobre a mudança seja claro, sem deixar margem para qualquer dúvida por parte do consumidor.


Conforme o Código de Defesa do Consumidor e a Portaria 392 do Ministério da Justiça e Segurança Pública, esse aviso de mudança deve ser feito por no mínimo seis meses. Dessa forma, as pessoas terão tempo suficiente para perceber e compreender que o produto que costumavam adquirir já não é o mesmo.

Na Portaria, o Ministério da Justiça estabelece que as empresas devem apresentar a alteração nas embalagens utilizando letras maiúsculas, em negrito, com cores contrastantes e em um tamanho legível.


“Reduflação é a prática de reduzir o tamanho das embalagens, o conteúdo dos produtos ou a quantidade de unidades sem que uma redução nos preços acompanhe”, explica o administrador Ulysses Reis, coordenador do Núcleo de Varejo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.


“Na prática, é uma estratégia de vendas maquiada, em que o consumidor acredita estar pagando o mesmo valor, ou até mais em alguns casos mais raros, mas está obtendo uma quantidade menor de produto.”


As reduções seguem a esteira de uma escalada inflacionária que pegou o bolso de muitos brasileiros de surpresa.


Os salários, na grande maioria das vezes, não acompanham a alta de preços. O resultado é um poder de compra mais enxuto, com consumidores tendo os valores dos produtos como régua, não mais a preferência por uma ou outra marca.

Daí a estratégia de venda “reduflacionária”: para manter a competitividade no mercado, empresas optam por diminuir a quantidade de produto ao invés de elevar o preço.


Referências


CNN BRASIL. Menor quantidade de produto pelo mesmo preço: entenda o que é reduflação. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/menor-quantidade-de-produto-pelo-mesmo-preco-entenda-o-que-e-reduflacao/. Acesso em: 28 jan. 2024.


EINVESTIDOR. Reduflação: os produtos que reduziram de tamanho e ficaram mais caros. Disponível em:


Como referenciar este post?

CINTRA, Patricia. Redução na quantidade dos alimentos por embalagem. Post 591. Nutrição Atenta. 2024.

Instagram: @cintra.nutricionista

106 visualizações

Comments


bottom of page