Saiba quando é necessário suplementar vitamina B12


Conhecida também como cobalamina, a vitamina B12 exerce papel importante em nosso organismo., Ela atua como co-fator essencial para duas enzimas: metilmalonil-CoA mutase - necessária para o metabolismo dos lipídeos e metionina sintetase - controla síntese do ácido nucléico (DNA e RNA) e reações de metilação do organismo.


A deficiência leva a duas grandes complicações, anemia megaloblástica e neuropatia. Outro evento relacionado à deficiência desta vitamina é o aumento dos níveis de homociteína, o que pode contribuir para o desenvolvimento de doenças ateromatosas (acúmulo de gorduras na parede das artérias e dentro delas).


Alimentos de origem animal são as únicas fontes naturais desta vitamina, como produtos lácteos, carne, fígado, peixe e ovos, que adquirem a vitamina indiretamente através das bactérias intestinais dos animais. A vitamina B12 dos ovos parece ser pouco absorvida (<9%) quando comparada a outros produtos de origem animal. Cereais fortificados parecem ser uma boa opção para veganos.


Como ocorre a absorção da vitamina B12?


Para que esta vitamina seja absorvida, é preciso que o trato gastrointestinal esteja em perfeito funcionamento, sendo assim sua absorção se dá através de dois mecanismos: Ativo e passivo, sendo que a eficiência em absorção é por volta de 60% e 1% respectivamente. Como a absorção ativa corresponde a maior porcentagem é sobre ela que iremos falar.


Para ser adequadamente absorvida, a vitamina depende do fator intrínseco (FI) produzido e secretado pelas células do estômago (corpo e fundo). A vitamina B12 é liberada dos alimentos pelas secreções ácidas do estômago e liga-se à proteína R, secretada pela saliva ou pelo suco gástrico. O fator intrínseco, produzido pelas células do estômago se liga a vitamina B12 formando o complexo FI – vitamina B12, que circula de forma intacta no trato intestinal até chegar ao íleo, onde se liga a receptores específicos que promovem sua absorção.


Algumas técnicas operatórias para o tratamento da obesidade, como as que levam a restrição gástrica, que limita a quantidade de alimentos a ser ingerido (balão intragástrico, banda gástrica, sleeve) podem causar deficiências significativas da vitamina B12 devido a redução da produção dos fatores essenciais para a sua absorção. Nestes casos recomenda-se a suplementação via intramuscular (converse com seu médico a respeito disso, pois nutricionistas podem prescrever suplementação apenas por via oral) levando em consideração que a fisiologia da digestão não é mais a mesma no pós cirúrgico, a suplementação via oral não será suficiente pois a vitamina não será absorvida.


A deficiência de vitamina B12 é uma das complicações mais comum após a técnica do Bypass Gástrico, também conhecido como Gastroplastia com Derivação Intestinal em Y de Roux (restritiva e desabsortiva), ou seja, além de restringir a quantidade de alimentos ingeridos, ela ainda diminui a capacidade de absorção daquilo que é ingerido.


Concluindo, a deficiência alimentar da vitamina B12 é rara. Entretanto, alguns indivíduos específicos, como vegetarianos , pessoas com diagnóstico de doenças no trato gastrointestinal ou pós bariátricos necessitarão de acompanhamento especializado para evitar a deficiência. Nestes casos a suplementação será indicada. Agora, pessoas que comem de tudo (onívoros) conseguem atingir sua recomendação diária através dos alimentos.


Fontes:


ALVAREZ-LEITE, J. I.; DINIZ, M T. C. Nutrição e metabolismo em cirurgia bariátrica. São Paulo, Atheneu, 2013


COZZOLINO, S. M. F; COMINETTI, C. Bases bioquímicas e fisiológicas da nutrição: Nas diferentes fases da vida, na saúde e na doença Barueri, SP Manole, 2013


Como referenciar este post?


MACHIAVELLI, Sabrina. Saiba quando é necessário suplementar vitamina B12. Post 201. Nutrição Atenta. 2021.

Instagram: @nutricionistasabrinakaely

6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo