top of page
  • Foto do escritorPATRICIA CINTRA

Se liga na informação importante sobre vacinação em obesos

A vacina da Pfizer/BioNtech pode ser menos eficaz em pessoas com obesidade.


A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo anormal ou excessivo de gordura no tecido adiposo, de tal forma que acarreta prejuízos à saúde do indivíduo. Muitos estudos populacionais a definem simplesmente como valor de Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 30 kg/m2.


E o que é o IMC?


Significa índice de massa corporal e é calculado por meio de uma relação entre peso e altura e se esse valor atingir 30 kg/m 2, considera-se o indivíduo obeso.


Aldo Venuti, do Istituti Fisioterapici Ospitalieri em Roma e seus colegas, realizaram uma pesquisa com 248 profissionais da saúde vacinados com a vacina da Pfizer/BioNTech, sete dias após receber a segunda dose, 99,5% dessas pessoas desenvolveram respostas ótimas contra o vírus e apenas as pessoas obesas tiveram uma resposta diferenciada.


Em outro estudo desenvolvido com profissionais de saúde brasileiros, Altmann e seus colegas mostraram que a reinfecção com Sars-CoV-2 também era mais comum entre pessoas com IMC alto e que a tendência desses indivíduos a terem respostas de anticorpos é mais baixa em relação aos indivíduos não obesos.


O que se sabe é que o estado constante de inflamação presente em pessoas com obesidade pode refletir no enfraquecimento de certas respostas imunológicas produzidas por células do linfócito B e T, que são responsáveis por desempenhar respostas protetoras após a vacinação e essas pesquisas também revelaram que a vacina da gripe tem apenas a metade da eficácia em pessoas obesas.


Isso nos traz a importância de uma alimentação de qualidade, pois nos últimos dez anos, nós brasileiros nos tornamos mais obesos e mais inativos fisicamente. Também, mantivemos índices longe do que é considerado saudável para diversas doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como a hipertensão e o diabetes.


Além disso, pioramos a qualidade de nossa alimentação e isso precisa ser repensado!


Referência.


THE GUARDIAN. Inglaterra, 28 fev. 2021. Disponível em:

https://www.theguardian.com/world/2021/feb/28/pfizer-vaccine-less-effective-obesity-

study#top. Acesso em: 22 jul. 2021.

Como referenciar este post?


TEODORO, Lucas Arcanjo. Se liga na informação importante sobre vacinação em obesos. Post 75. Nutrição Atenta. 2021..

17 visualizações
bottom of page