top of page
  • Foto do escritorMarina Brunharo

Selos anti crueldade animal



A comunidade vegetariana e vegana tem crescido muito nos últimos anos e com isso aumentou também a oferta de produtos industrializados para atender a demanda deste público. Além do destaque dado às versões vegetais de produtos já conhecidos, como salsichas, leites, queijos etc. há também preocupação em assegurar a ausência de ingredientes de origem animal em produtos diversos, como pizzas, pães, biscoitos e até sucos.


Com isso, foram criados selos de certificação pensados para proteção e bem estar animal.


Os produtos veganos contam com mais de um selo de identificação pois tanto a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) quanto a Associação Brasileira de Veganismo concedem o Selo Vegano a todos os produtos que não possuem ingredientes de origem animal, não realizam testes em animais e não aceitam fornecedores que testam em animais.


Sendo assim, há garantia de que não houve sofrimento ou exploração animal em nenhuma etapa do processo de produção do produto, que pode ser alimentício ou não.


Além das alegações acima existem 3 selos que garantem produtos livres de crueldade animal, mas não representam necessariamente produtos veganos. Da mesma forma que os selos veganos, estes podem ser aplicados a produtos de diversas áreas. Empresas do ramo de produtos farmacêuticos e de cosméticos por exemplo tem aderido cada vez mais a estes selos. São eles: The Leaping Bunny, People for Ethical Treatment of Animals e Choose Cruelty Free. A escolha por produtos desse grupo pode ser feita independente de uma dieta vegana ou vegetariana.


Referências:


Associação Brasileira de Veganismo. O que é o certificado vegano?. Disponível em: https://veganismo.org.br/certificado-vegano/ Acesso em 30 abril 2022.


Sociedade vegetariana brasileira. Selo vegano. Disponível em: https://svb.org.br/selovegano/ Acesso em 30 abril 2022.


Vegpedia. Entenda os principais selos de certificação vegana e ambiental. Disponível em: https://vegpedia.com/2018/03/30/entenda-os-principais-selos-de-certificacao-vegana-e-ambiental/ Acesso em 30 abril 2022.


Como referenciar esse post:


BRUNHARO, Marina. Selos anti crueldade animal. Post 257. Nutrição Atenta. 2022

Instagram: @nutrimarinabrunharo



30 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page