top of page
  • Foto do escritornutricaoatenta

Selos de certificação em alimentos


Há diversos selos de certificações em alimentos que indicam a qualidade e segurança do produto, principalmente do ponto de vista higiênico sanitário. Algumas das certificações em alimentos são obrigatórias para garantir a aprovação da ANVISA e/ou do MAPA, outras opcionais.


Para garantir certificações de qualidade e segurança é necessário que a organização siga processos de boas práticas de alimentos e protocolos de controle higiênico sanitário, como a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), os Programas de autocontrole (PAC) e as Boas práticas de Fabricação (BPF).


Mas, também é possível ir além das exigências legais e aderir a diretrizes adicionais de qualidade como os Sistemas ISO, o British Retail Consortium (BRC), a Foundation for Food Safety System Certification (FSSC), a Food Safety Quality (FSQ), o International Featured Standard (ISF) Foods, as Good Agricultural Practices (GAP).


Outros Selos aplicados aos alimentos podem assegurar tratamento especial das matérias primas a fim de cumprir exigências de um público específico. Os produtos com selo de qualidade HALAL por exemplo são aplicados a produtos que possuem controle na produção de acordo com crenças religiosas de muçulmanos e o selo KOSHER garante que os alimentos seguem as normas da dieta judaica ortodoxa.


Também existem selos que indicam que a produção é orgânica ou vegana e certificações de práticas sustentáveis. Falaremos mais sobre elas nos próximos textos.


Referências:


MELO, Larissa. 14 sistemas de certificação da indústria de alimentos que todo profissional da área precisa conhecer. Farofa Magazine. 5 ago 2019. Disponível em: https://www.farofamagazine.com.br/materias/produzir/14-sistemas-de-certificacao-da-industria-de-alimentos-que-todo-profissional-da-area-precisa-conhecer/. Acessado em 10 abril 2022.



PARIPASSU. As certificações de qualidade para segurança de alimentos. 03 jan 2022. Disponível em: https://www.paripassu.com.br/blog/certificacoes-seguranca-de-alimentos Acesso em 10 abril 2022.


Como referenciar esse post:


BRUNHARO, Marina. Selos de certificação em alimentos. Post 251. Nutrição Atenta. 2022.

Instagram: @nutrimarinabrunharo



93 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page