top of page
  • Foto do escritorMarina Brunharo

Selos de responsabilidade ambiental



O consumo sustentável tem se tornado cada vez mais desejável e necessário para manutenção da biodiversidade e por questões de saúde. Assim surgiram os selos de responsabilidade ambiental.


São diversos selos, de institutos diferentes, cada um com um propósito.


FSC – É uma certificação que garante responsabilidade socioambiental com o manejo da floresta de acordo com os princípios e critérios do Forest Stewardship Council (FSC international) ou Florestas para Todos para Sempre (FSC Brasil). Atualmente existem três modalidades de certificação: Manejo Florestal, Cadeia de Custódia e Madeira Controlada.


Rainforest Alliance Certification – Garante que o produtor respeita e apoia os três pilares da sustentabilidade (social, econômico e ambiental) para a convivência harmônica entre as pessoas e o meio ambiente.


I’m Green – É um grupo de selos da Braskem, que indicam melhor aproveitamento de resíduos naturais e pós-consumo. Disponível em 3 modalidades: Bio Based, Recycled e Bio Based & Recycled.


NON GMO – Este selo declara a ausência de organismos geneticamente modificados (transgênicos). Os produtos geneticamente modificados são resultado de cruzamentos de espécies vegetais e animais diferentes com o objetivo de aumentar sua resistência a pragas e, portanto, aumentar a produtividade. Apesar das alegações de benefícios, existe uma preocupação com a segurança desses alimentos, devido às mutações genéticas. Acredita-se que há maior risco de toxicidade, alergenicidade e alterações nutricionais que apresentam efeitos antinutricionais.


Orgânico – Há dois selos nesta categoria, o Produto Orgânico Brasil e o Certificado Orgânico IBD. Ambos garantem que o alimento foi produzido segundo as normas da agricultura orgânica. A produção orgânica valoriza o meio ambiente e a biodiversidade. A vantagem mais conhecida dos selos orgânicos é que garantem a ausência de defensivos agrícolas, mas os selos também promovem escolhas mais saudáveis para os consumidores e o meio ambiente como um todo.


IFOS (International Fish Oil Standards) e IKOS (International Krill Oil Standards) são certificações da Nutrasource que garantem a qualidade de suplementos à base dos óleos Ꞷ3, como pureza e ausência de contaminantes químicos nocivos à saúde.


FOS (Friend’s of the sea) – é um projeto da World Sustainability Organization, e se tornou o principal padrão de certificação para produtos e serviços que respeitam e protegem o ambiente marinho do extrativismo irresponsável.


Referências:


FSC Brasil. Tipos de certificados FSC. Disponível em: https://br.fsc.org/pt-br/certificao/tipos-de-certificados Acesso em: 01 maio 2022.


I’m Green. Sobre I’m Green™. Disponível em: https://www.braskem.com.br/imgreen/sobre-im-green Acesso em: 01 maio 2022.



Organicsnet. Certificação de orgânicos. Disponível em: https://www.organicsnet.com.br/certificacao/ Acesso em: 04 maio 2022.


Certifications by Nutrasource. Disponível em: https://certifications.nutrasource.ca/about/how-certifications-work/ifos Acesso em: 15 maio 2022.


What does "Rainforest Alliance Certified" mean? 28 out 2020. Disponível em: https://www.rainforest-alliance.org/insights/what-does-rainforest-alliance-certified-mean/?_ga=2.61269932.1240488475.1652644233-977915245.1652644233 Acesso em: 15 maio 2022.


Como referenciar esse post:


BRUNHARO, Marina. Selos de responsabilidade ambiental. Post 267. Nutrição Atenta. 2022

Instagram: @nutrimarinabrunharo

7 visualizações
bottom of page