Surto de Candida auris no Brasil compromete a segurança de alimentos?

Em 13 de janeiro de 2022, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) recebeu a confirmação de um caso de infecção por Candida auris que estava em estudo de sequenciamento genético, de um paciente internado em um hospital de Pernambuco (PE). É um fungo emergente que vem causando preocupação como infecção hospitalar em pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva.


Forma de transmissão da doença


Transmite-se de uma pessoa para outra por contato direto ou através de objetos contaminados como corrimãos, etc. Os locais mais comuns são hospitais e asilos.

A infecção pode se espalhar de uma ferida para a corrente sanguínea. Pode ser devida a uma infecção no ouvido e ter sintomas variados. Foi detectada pela primeira vez em 2017 em um teste de urina.

O fungo Candida auris geralmente é controlado pelo sistema imunológico, mas pode se tornar um contaminante perigoso em pacientes com imunidade comprometida. Tem a capacidade de colonizar áreas como o setor de UTI dos hospitais.


Candida auris é transmitido através dos alimentos?


Até o momento não há evidências de que os alimentos transmitam Candida auris, embora seja recomendada a lavagem cuidadosa das mãos e utensílios, pois são objetos que têm a capacidade de serem infectados por pessoas contaminadas.

Por se tratar de uma entidade infecciosa emergente, ainda estão sendo realizados estudos para determinar sua relação com outras fontes de transmissão, como alimentos, embora por enquanto não estejam implicados.


Lembre-se sempre de lavar as mãos: antes, durante e depois da manipulação dos alimentos.





Referências


Blog Food Safety Brazil. Surto de Candida auris no Brasil compromete a segurança de alimentos?. Disponível em: https://foodsafetybrazil.org/surto-de-candida-auris-no-brasil-compromete-seguranca-de-alimentos/. Acesso em: 28 jan. 2022.


Como referenciar este post?


CINTRA, Patricia. Surto de Candida auris no Brasil compromete a segurança de alimentos? Post 220. Nutrição Atenta 2022.

Instagram: @cintra.nutricionista.

6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo