top of page
  • Foto do escritornutricaoatenta

Veganos e consumo dos alimentos ultraprocessados: Uma abordagem crítico-construtiva

Atualizado: 2 de jul. de 2023



Resumo


Foi feito um estudo explortatório de caráter qualitativo que avaliou as possibilidades de alimentos veganos do gênero alimentício ultraprocessados para consumo, adotando uma abordagem crítico-construtiva. A classificação do gênero alimentício ultraprocessado foi feita segundo a análise da rotulagem dos alimentos, do Guia Alimentar para a População Brasileira e também com auxílio do aplicativo desrotulando. A população é desinformada em relação aos grupos alimentares e às substituições alimentares baratas e inteligentes. Os preços são outro influenciador e estudos demonstram maior tendência nessa elevação nos alimentos in natura do que dos processados e ultraprocessados até 2030. O público vegano não está excluso da rotina acelerada predominante nos dias de hoje, e isso tem facilitado a adesão aos produtos ultraprocessados que se auto intitulam veganos e que também podem facilitar o dia a dia. O acesso a sites especializados em vendas de produtos ultraprocessados veganos também contribui para o amplo consumo. Percebe-se que a escolha dos veganos por uma alimentação à base de vegetais, não está relacionada somente a questões éticas mais sim às emocionais, levando muitas vezes a consumir os produtos alimentícios pensando somente na causa e esquecendo das suas composições e os riscos que podem estar causando à sua saúde. Os produtos ultraprocessados veganos contêm em sua composição os mesmos ingredientes dos alimentos do gênero alimentício ultraprocessados não veganos, oferecendo os mesmos riscos à saúde no desenvolvimento de doenças crônicas como obesidade, diabetes, hipertensão e até câncer.



Como Citar


AQUINO, J. M.; REIS , M. A. G. dos; CINTRA, P. .; MASSULO, A. .; SOUZA , I. da R. . VEGANOS E CONSUMO DOS ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS: UMA ABORDAGEM CRÍTICO-CONSTRUTIVA. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 2, n. 4, 2023. DOI: 10.56166/remici.2023.6.v2n4.5.37. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/46. Acesso em: 30 jun. 2023.


Como referenciar este post?

CINTRA, Patricia. Veganos e o consumo de ultraprocessados: Uma abordagem crítico-construtiva. Post 482. Nutrição Atenta. 2023.

Instagram: @cintra.nutricionista

122 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page