Vegetarianismo e veganismo: um pouco de história

Atualizado: 17 de jul. de 2021

De acordo com a Associação Vegetariana Portuguesa muitos indivíduos, nações e grupos em várias partes do mundo praticam o vegetarianismo há séculos. Antes da palavra “vegetariana” aparecer, o vegetarianismo era chamado de regime vegetal ou regime pitagórico (de acordo com o filósofo Pitágoras do séc. VI A.C.).


A primeira sociedade vegetariana foi criada em 1847, a "Vegetarian Society" no Reino Unido. A referida sociedade definiu o "vegetariano" como a maneira com que uma pessoa pode ou não consumir laticínios e ovos, considerando o pensamento sobre a questão que vigora até os dias de hoje (ASSOCIAÇÃO VEGETARIANA PORTUGUESA, 2021).


Várias são as razões que levam o indivíduo a se tornar vegetariano, entre elas podemos destacar:

direito dos animais, saúde, meio ambiente, justiça social e cultura milenar.


A Academia de Nutrição e Dietética Americana (ADA), se posicionou a respeito das dietas vegetarianas, afirmou que elas apropriadamente planejadas são saudáveis, adequadas em termos nutricionais e evidenciam benefícios para a saúde na prevenção e no tratamento de determinadas doenças (SOCIEDADE VEGETARIANA BRASILEIRA,2007).


Referências


ASSOCIAÇÃO VEGETARIANA PORTUGUESA. O que é vegetarianismo. 2021. Disponível em: https://www.avp.org.pt/o-que-e-o-vegetarianismo/. Acesso em: 16 maio. 2021.


Como referenciar este post?


AQUINO, João Marcos.; SILVA, Natally Covo da.; LIMA, Ione Alves de. Vegetarianismo e veganismo: um pouco de história. Post 52. Nutrição Atenta. 2021.

58 visualizações

Posts recentes

Ver tudo