O creme de leite fresco é o mais indicado para o uso culinário devido ao seu alto teor de gordura, que varia entre 30% e 35% – e, por isso, é também o mais caro. Ele não é exatamente fresco, na realidade, passa pelo processo de pasteurização, tratamento térmico para eliminar parte dos microrganismos presentes no produto. Mas, devido à falta de conservantes, é fundamental que seja mantido refrigerado. Ele engrossa molhos, vai no estrogonofe e pode ser aquecido sem problemas e sem risco de talhar.
O creme de leite em caixinha ou lata, costuma ter um percentual de gordura entre 20% a 25% e, por isso, não serve para bater chantilly. Sua textura é mais densa e tem um aspecto amarelado, pois passa por um processo de esterilização para aumentar a validade e poder ficar em temperatura ambiente. Além do teor de gordura, o soro fica separado do creme podendo ou não ser utilizado, no entanto, resulta em um creme mais denso que a versão fresca, o que também pode alterar a consistência das receitas.
Referências bibliográficas
ESTADÃO. Entenda a diferença entre o creme de leite fresco e o de caixinha. Disponível em: https://www.estadao.com.br/paladar/comida/quais-os-melhores-cremes-de-leite-entenda-diferenca-entre-o-fresco-de-caixinha-de-lata/. Acesso em: 19 set. 2024.
UOL. Creme de leite nata ou creme de leite fresco. Disponível em: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2021/08/15/creme-de-leite-nata-ou-creme-de-leite-fresco-qual-a-diferenca.htm. Acesso em: 19 set. 2024.
Como referenciar este post?
CINTRA, Patricia. Você sabe a diferença entre creme de leite fresco, de lata ou caixinha?. Post 678. Nutrição Atenta. 2024.
Comments