Você sabe a diferença entre infecção e intoxicação alimentar?

As doenças de transmissão hídrica e alimentar (DTHAs) podem ser adquiridas de diversas formas, sendo apenas uma infecção, ou até mesmo, em casos mais sérios a intoxicação ou toxinfecção.


Definimos as infecções alimentares como sendo doenças que resultam da ingestão de um alimento que contenha microrganismos prejudiciais à saúde, sendo exemplos: salmonelose, hepatite viral tipo A, toxoplasmose, entre outros (BVS, 2007).


Já as intoxicações alimentares ocorrem quando uma pessoa ingere alimentos com substâncias tóxicas, incluindo as toxinas produzidas por microrganismos, como bactérias e fungos, temos como exemplo o botulismo, intoxicação estafilocócica e toxinas produzidas por fungos (BVS, 2007).


Por fim, temos também as toxinfecções, sendo doenças que resultam da ingestão de alimentos que apresentam organismos ou microrganismos prejudiciais à saúde e que liberam substâncias tóxicas, nesse temos como exemplo a cólera (BVS, 2007).


A produção e armazenamento seguro de alimentos é essencial para evitar contaminações e DTHAs, onde, as boas práticas tem papel fundamental em todos os processos.


Referência:


BVS. Biblioteca Virtual de Saúde do Ministério da Saúde. Doenças transmitidas por alimento e água

(DTA). 2007. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/148doencas_alim_agua.html Acesso

em: 10 outubro 2021.



Como referenciar este post?


CHESSINI, Letícia Mayra Carvalho. Você sabe a diferença entre infecção e intoxicação alimentar?. Post 147. Nutrição Atenta. 2021.


5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo