Você sabe o que é food defense?


Em português food defense é denominado como defesa dos alimentos, que tem como objetivo prevenir ataques maliciosos à população por meio de alimentos, bioterrorismo e priorizar ações em caso de incidentes, sendo muito comumente aplicada a indústria láctea devido ao alto índice de contaminação proposital (FOOD SAFETY BRASIL, 2020).


É considerado um assunto muito novo no Brasil, mas, nos Estados Unidos da América é muito utilizado desde meados de 2016, onde a FDA emitiu a regra final sobre estratégias de mitigação para proteger alimentos contra adulteração intencional com estratégias de mitigação (redução de riscos) para processos em determinadas instalações alimentares registradas (FDA, 2021).


Essa regra final da LEI de Modernização da Segurança Alimentar da FDA (FSMA) visa prevenir a adulteração intencional de atos destinados a causar danos em larga escala à saúde pública, incluindo atos de terrorismo direcionados ao fornecimento de alimentos (FDA, 2020).


No Brasil mais recentemente observamos algumas notícias sobre a adulteração de alimentos como o leite e o azeite de oliva. Para a ANVISA a cobrança de ferramentas food defense na indústria alimentícia seria uma aliada na segurança de alimentos.


Referências:


FDA. Food and Drug Administration. Food defense. 2021. Disponível em https://www.fda.gov/food/food-defense Acesso em 29 de janeiro de 2022.


FDA. Food and Drug Administration. Regra final da FSMA para estratégias de mitigação para proteger alimentos contra adulteração intencional. 2020. Disponível em https://fda.gov/food/food-safety-modernization-act-fsma/fsma-final-rule-mitigation-strategies-protect-food-against-intentional-adulteration Acesso em 29 de janeiro de 2022.


FOOD SAFETY BRASIL. Food defense garantia de qualidade de leite. 2020. Disponível em https://foodsafetybrazil.org/food-defense-garantia-de-qualidade-leite/ Acesso em 29 de janeiro de 2022.


Como referenciar esse post:


CHESSINI, Letícia Mayra Carvalho. Você sabe o que é food defense?. Post 221. Nutrição Atenta. 2022.

Instagram: @leticiachessini


21 visualizações

Posts recentes

Ver tudo